Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/152
Título: Tolerância e hiperacumulação de cobre em Pontederia Parviflora Alexander
Autor(es): Souza, Débora Cristina de
Ribeiro, Rosana
Lima, Sonia Barbosa de
Carvalho, Karina Querne de
Silva, Jilvan Ribeiro da
Palavras-chave: Plantas-metais
Data do documento: Set-2009
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SOUZA, Débora Cristina de et al. Tolerância e hiperacumulação de cobre em pontederia parviflora alexander. OLAM - Ciência & Tecnologia, Rio Claro, SP, n. 2, n. esp., p. 329, set. 2009.
Resumo: Este artigo apresenta o desempenho de Pontederia parviflora Alexander em solução de sulfato de cobre para avaliar sua capacidade fitoextratora e acumuladora deste metal. Indivíduos de P. parviflora Alexander foram coletados no Rio Córrego dos Papagaios e transportados para a UTFPR; lavados com água de torneira para eliminar o sedimento e enxaguados com água destilada. Em seguida, foi plantada 150 g de massa fresca de planta em recipientes com capacidade de 2 L contendo solução nutritiva de Clark (CLARK, 1975) e 30 mg/L de solução de sulfato de cobre. O teste de capacidade de absorção da espécie foi conduzido por 7 dias, com amostragens em intervalo de 24 h. A absorção do metal foi maior nas raízes do que na porção superior do vegetal. De acordo com o teste ANOVA, esse resultado foi significativo e apresentou valor elevado das constantes de absorção para as raízes e caule (k = 1,4 e k = 1,8, respectivamente). P. parviflora absorveu concentrações maiores do que o limite de toxicidade, permitindo classificá-la na categoria de resistente ao metal. Além disso, essa planta pode ser classificada como hiper-acumuladora porque acumulou 1200 mg/kg de metal em sua raiz. Assim, é possível indicá-la para uso no tratamento de efluentes com elevada carga de metais pesados.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/152
ISSN: 19827784
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLAM _Souza, Débora Cristina de_2009.pdf
  Acesso Restrito
274,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.