Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josimar Mattos da
dc.date.accessioned2020-11-18T20:22:52Z-
dc.date.available2020-11-18T20:22:52Z-
dc.date.issued2018-06-15
dc.identifier.citationSILVA, Josimar Mattos da. Definição de promoções em supermercado utilizando técnicas de data mining. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15527-
dc.description.abstractPublic and private institutions, including companies, generate a very large and growing volume of data from their business operations. These data result from the activities performed by the institutions that are stored in their databases. It is increasingly evident and verified that these data could be used to support management, set trends and provide information that may be useful and strategic for conducting business. The Data Mining technique is seen as an alternative to extract knowledge from large volumes of data, discovering relationships and patterns, and generating rules to predict and correlate data. This knowledge can assist institutions to make more effective business decisions. In segments such as supermarkets, the quantity of perishables products and the high turnover of products, the agility in terms of deciding which products to buy, the quantity of each, marketing strategies, sales value and others can represent the difference between sale with profit and unnecessary disposal of product, causing financial loss. The data mining allows the companies to identify knowledge about customers’ consumption habits. Aiming to aid the discovery of knowledge in data stored in supermarket databases, an algorithm was implemented using Delphi language and neural network concepts for mining these data. The data obtained from the database mining can be used to help managers and decision-makers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectMineração de uso da Webpt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectWeb usage miningpt_BR
dc.subjectData basespt_BR
dc.titleDefinição de promoções em supermercado utilizando técnicas de data miningpt_BR
dc.title.alternativeUsing data mining technique to define profitability in a supermarketpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs instituições públicas e privadas, entre elas as empresas, geram a partir das suas operações de negócio um volume muito grande e crescente de dados. Esses dados resultam das atividades que essas instituições realizam e eles ficam armazenados em bases de dados dos sistemas que automatizam essas atividades. É cada vez mais evidente e verificado que esses dados poderiam ser utilizados para auxílio à gestão, definição de tendências e fornecer informações que possam ser úteis e estratégicas para a condução dos negócios. A técnica de mineração de dados, do inglês Data Mining (DM), é vista como uma alternativa para extrair conhecimento a partir de grandes volumes de dados, descobrindo relações, padrões e gerando regras para predizer e correlacionar dados. Esse conhecimento pode auxiliar as instituições na tomada de decisões mais eficazes para o negócio. Em segmentos como o de supermercados, pela quantidade de produtos perecíveis e pela alta rotatividade de produtos, a agilidade em termos de decisão de quais produtos comprar, a quantidade de cada um deles, as estratégias de marketing, o valor de venda e outros pode representar a diferença entre venda com lucro e descarte desnecessário de produto, ocasionando prejuízo. A mineração dos dados gerados pela própria empresa permite identificar conhecimento sobre hábitos de consumo dos clientes. Visando, auxiliar na descoberta de conhecimento nos dados armazenados em bases de dados de supermercados para auxílio na descoberta de informações e mesmo de conhecimento nessas bases de dados, foi implementado um algoritmo utilizando conceitos de rede neural com a linguagem Delphi para realizar mineração desses dados. Os dados obtidos podem ser utilizados como auxiliares no processo de gestão e de tomada de decisão.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Borsoi, Beatriz Terezinha
dc.contributor.referee1Borsoi, Beatriz Terezinha
dc.contributor.referee2Linares, Kathya Silvia Collazos
dc.contributor.referee3Pegorini, Vinicius
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ COADS_2018_1_05.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
775,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.