Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15530
Título: Desenvolvimento de dashboard para análise de dados de agronegócio
Título(s) alternativo(s): Dashboard development to analysis of data from agribusiness
Autor(es): Silva, Rafael Felini da
Orientador(es): Borsoi, Beatriz Terezinha
Palavras-chave: Processo decisório
Inteligência competitiva (Administração)
Armazenamento de dados
Agroindústria
Decision making
Business intelligence
Data Warehousing
Agricultural industries
Data do documento: 14-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Rafael Felini da. Desenvolvimento de dashboard para análise de dados de agronegócio. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: oscilações sofridas pelo mercado é cada vez mais frequente, desafiadora e importante para a permanência de uma empresa no mercado. No agronegócio a situação não é diferente, as alterações do mercado influenciam diretamente as atividades realizadas definindo preços de produto e a situação das empresas. Gerentes e gestores de empresas relacionadas ao agronegócio, como as cerealistas, precisam estar diariamente acompanhando as mudanças do mercado e dos seus negócios para determinar as decisões que devem tomar em termos de compra e/ou venda de produtos e de valores disponíveis, caixa para realizar planejamento estratégico. Visando propiciar uma maneira mais fácil de administrar e realizar as projeções de mercado, como resultado deste trabalho, foram desenvolvidos indicadores utilizando Business Intelligence para apresentar informações para gestores de atividades de agronegócio de forma visual com apresentação em dashboard, Excel e arquivo no formato Portable Document Format (PDF).
Abstract: The necessity to make decisions that must taking account the market changes and oscillations are frequently challenging and important to the surviving of the companies. The agribusiness situation is not different, the market changes have affects on the activities, defining products price and the financial situation of the companies. Managers of agribusiness enterprises such as that buy and sell cereals need to be everyday following the market and own business changes to define the decisions would be made. These decisions are over buy or sell products (cereals) e about the money they can afford to make strategic planning. Aiming to offer a way to facilitate the management and make strategic decisions, as a result of this work, using Business Intelligence, indicators (performance and financial) were developed. These indicators present business information to agribusiness managers in a dashboard, Excel sheets and Portable Document Format files (PDF).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15530
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ COADS_2018_1_08.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.