Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15704
Título: Estudos experimentais da redução e retardo do escoamento superficial das águas pluviais em telhado verde
Título(s) alternativo(s): Experimental studies of the reduction and retard of the superficial drainage of the pluvial waters in green roof
Autor(es): Costa, Jefferson da
Orientador(es): Silva, Silvana da
Palavras-chave: Desenvolvimento urbano sustentável
Hidrologia urbana
Construção sustentável
Sustainable urban development
Urban hidrology
Sustainable construction
Data do documento: 8-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: COSTA, Jefferson da. Estudos experimentais da redução e retardo do escoamento superficial das águas pluviais em telhado verde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Após a década de 1970, houve no Brasil uma grande migração da população do campo para a cidade, resultando em um crescimento exponencial dos centros urbanos. Este processo acelerado e não planejado de urbanização resultou em mudanças nas condições naturais das bacias hidrográficas, diminuindo a permeabilidade dessas áreas, havendo assim, uma redução na infiltração da água precipitada. Assim, acarretando em um aumento acentuado no escoamento superficial de águas pluviais que resultou em inúmeros problemas ambientais como inundações e erosões. No intuito de minimizar os picos de vazão das águas pluviais e melhorar a distribuição destas ao longo do tempo, este estudo utilizou-se de um protótipo de telhado para realização de simulações de chuva e captação de dados em duas diferentes superfícies: lisa (telhado comum) e vegetada (telhado verde). Os resultados demonstraram que o telhado verde apresenta uma significativa redução e retardo do escoamento superficial, assim, melhor distribuindo as águas pluviais ao longo do tempo, reduzindo os picos de vazões. Com isso, este tipo de telhado, torna-se importante para regiões que sofrem com inundações, ajudando a reduzir a demanda dos sistemas convencionais de drenagem urbana.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15704
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aguaspluviaistelhadoverde.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.