Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15721
Título: Análise de habitação de interesse social implantada em Maripá visando uma proposta de aperfeiçoamento do projeto
Autor(es): Milani, Ketlin Carolina
Orientador(es): Feiber, Silmara Dias
Palavras-chave: Projeto arquitetônico
Sustentabilidade
Habitação popular
Architectural design
Sustainability
Public housing
Data do documento: 21-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MILANI, Ketlin Carolina. Análise de habitação de interesse social implantada em Maripá visando uma proposta de aperfeiçoamento do projeto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Este trabalho objetiva estudar num primeiro momento as habitações de interesse social. Com este intuito parte de uma investigação bibliográfica sobre a história da habitação social no Brasil e desenvolve a temática por meio da habitação de interesse social de viés sustentável. Adota como estudo de caso o conjunto habitacional implantado na cidade de Maripá no ano de 2011 o qual será foco de uma proposta de adequação de projeto. Nesta trajetória buscou-se compreender as novas conjecturas quanto à sustentabilidade na construção civil e sua conexão com moradias de cunho social. Para o estudo de caso, foram realizados levantamentos de caracterização do Bairro Araucária, quanto ao clima e solo, e das moradias construídas através de documentos e entrevistas com os moradores. A partir desta fundamentação, fez-se a análise das residências quanto ao conforto ambiental interno e a eficiência energética de onde se propôs melhorias nos projetos baseadas nas orientações do Guia Casa Azul da Caixa. Acredita-se que com as propostas de adequação dos projetos esta pesquisa possa contribuir com os aspectos relacionados à qualidade de vida de moradores não só do Bairro Araucária, mas de forma generalista aos indivíduos que habitam conjuntos habitacionais construídos para atender uma demanda social por habitação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15721
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
habitacaointeressesocial.pdf9,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.