Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15752
Título: Consumos teóricos utilizados na elaboração de orçamentos: um estudo de caso para comparação com os valores reais
Título(s) alternativo(s): Theoretical consumption used in budgeting: a case study for comparison with the actual values
Autor(es): Varela, Isabela Ferreira da Costa
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Materiais de construção
Construção civil - Estimativas
Mão-de-obra
Building materials
Building - Estimates
Manpower
Data do documento: 9-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: VARELA, Isabela Ferreira da Costa. Consumos teóricos utilizados na elaboração de orçamentos: um estudo de caso para comparação com os valores reais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: A análise da produtividade na construção civil tem se tornado cada vez mais expressiva devido ao crescimento do setor e a busca por qualidade e redução de custos. Nesse sentido, uma construtora, procurando obter orçamentos mais precisos para obras futuras, propôs uma parceira com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com isso, foi realizado um estudo referente ao consumo de materiais e a produtividade de mão de obra para o serviço de alvenaria, chapisco e emboço, na execução de um edifício localizado na cidade de Toledo, Paraná. A pesquisa contemplou um estudo de caso, com a avaliação do índice de produtividade e consumos de materiais apresentados pela Tabela de Composição de Preços para Orçamento - TCPO, comparando com os dados reais identificados durante a execução dos serviços. A partir disso, foi possível realizar as composições de custos unitários, sendo constatado que os serviços de alvenaria e de emboço apresentaram valores reais superiores ao orçado, nas proporções de 1,888% e 16,866%, respectivamente. Já o serviço de chapisco apresentou um custo real de 24,324% inferior ao valor obtido com o uso da TCPO.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15752
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elaboracaoorcamentos.pdf714,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.