Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15760
Título: Estudo da variabilidade dos agregados miúdos de construção e demolição
Autor(es): Aleandri, Gustavo Alberto
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Análise de variância
Resíduos como material de construção
Agregados (Materiais de construção)
Analysis of variance
Waste products as building materials
Aggregates (Building materials)
Data do documento: 29-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: ALEANDRI, Gustavo Alberto. Estudo da variabilidade dos agregados miúdos de construção e demolição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: A produção de agregados miúdos a partir de resíduos de construção e demolição (RCD) é uma prática que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Entretanto, devido aos diferentes resíduos constituintes, existe uma variabilidade intrínseca à produção de agregados reciclados. Este fator condiciona, muitas vezes, à produção de agregados com parâmetros de caracterização que oscilam e inviabilizam a sua aceitação para utilizações no setor da construção civil, especialmente para fins estruturais. Desta forma, este trabalho teve como objetivo o estudo da variabilidade na produção de agregados miúdos de construção e demolição processados por uma usina na cidade de Cascavel – PR. O método de redução de variabilidade adotado no estudo foi a realização de homogeneizações de iguais quantidades de areia reciclada e a avaliação da composição granulométrica, massa específica, massa unitária e teor de material pulverulento. O primeiro nível de homogeneização (H0) do experimento é composto de oito tratamentos, o segundo nível (H1) foi obtido por meio da mistura dos tratamentos de H0, totalizando quatro tratamentos e o terceiro nível (H2) é produto da combinação dos tratamentos de H1, compondo dois tratamentos de análise. O critério de escolha de qual tratamento deveria ser homogeneizado para gerar um novo nível deu-se pelo módulo de finura obtido pela análise granulométrica. Todos os níveis foram submetidos a teste de ANOVA e comparação de médias de Tukey. As análises dos dados mostram que as homogeneizações realizadas em H1 e H2, quando necessárias, colaboraram significativamente para a redução da variabilidade intrínseca causada pelos diferentes resíduos de construção e demolição que compõem as areias recicladas. Tem-se, portanto, uma situação em que as combinações de material utilizando como base de cálculo o módulo de finura determinado pela análise da composição granulométrica foi eficiente para este controle: composição granulométrica, massa unitária e teor de material pulverulento necessitaram de duas homogeneizações (H1 e H2) para a redução de sua variabilidade segundo os testes estatísticos realizados; massa específica, apenas a homogeneização em H1 condicionou o controle da variação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15760
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
variabilidadeagregadosmiudos.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.