Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1602
Título: O desenvolvimento profissional docente em discussão
Autor(es): Pryjma, Marielda Ferreira (Org.)
Oliveira, Oséias Santos de (Org.)
Palavras-chave: Professores - Formação
Professores de engenharia - Formação
Educação permanente
Currículos - Mudança
Teachers, Training of
Engineering teachers - Training of
Continuing education
Curriculum change
Data do documento: 2016
Editor: UTFPR Editora
Câmpus: Curitiba
Citação: PRYJMA, Marielda Ferreira; OLIVEIRA, Oséias Santos de (Org.). O desenvolvimento profissional docente em discussão. Curitiba: UTFPR Editora, 2016. 445 p.
Resumo: Esta coletânea é fruto de reflexões teóricas realizadas no campo da educação, com ênfase no desenvolvimento profissional docente. A diversidade de autores, oriundos de distintas Instituições de Ensino Superior localizadas no cenário brasileiro e alguns advindos do contexto internacional, revela uma multiplicidade de relações entre as temáticas que se entrecruzam na centralidade da Rede de Aprendizagem em Foco. Os estudos e pesquisas articulam-se em torno de três temáticas: aprendizagem docente na formação inicial e inserção profissional; políticas e processos de avaliação da aprendizagem docente; e, aprendizagem em serviço e desenvolvimento profissional docente. A constituição da profissionalidade, em tempos de profundas e complexas transformações nos cenários sociais e educacionais, projeta-se em um grande desafio, especialmente quando se insere a compreensão de que um sujeito não nasce professor, pelo contrário, se constitui como tal por meio de processos que ocorrem durante um longo período. O contato com a prática profissional se interpõe como um elemento primordial para a conjuntura de formação de professores que, no decorrer da aprendizagem profissional, vivenciam diferentes fases da formação, sendo que o que deve ter um destaque seriam os momentos de aprendizagem que envolvem as práticas docentes. Assim, o eixo articulador dessa obra se pautou na reflexão sobre os processos formativos do professor, desde a formação inicial até o desenvolvimento profissional, passando pela prática docente, considerado como o princípio da relação entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático no contexto da realidade educativa e relatando experiências formativas que contribuíram com essa formação.
Abstract: This collection is the result of theoretical considerations made in the education field with emphasis on the teacher’s professional development. The diversity of authors, which came from distinctive higher education institutions located in Brazil and some arising from international context, reveals a multiplicity of relations between the themes that blend the centrality of “Rede de Aprendizado em Foco”. The studies and researches are organized around three themes: teacher’s learning in initial training and professional integration; teacher learning’s evaluations process and policies; and teacher’s professional development. The professionality’s formation in a period of deep and complex transformations in the social and educational scenarios is projected as a big challenge, especially when it is understood that a person is not born as a teacher, but it is constituted as such by processes that occur over a long period. The contact with the professional practice stands as an essential element in the context of teacher training, which in the course of professional learning experience different stages of training. The one that should be highlighted would be the learning moments that involve teaching’s practices. Thus, the main point of this work was based on the reflection of the teacher’s formative processes from the initial training to the professional development going through the teaching practice, which is considered as the beginning of the relationship between theoretical and practical knowledge in the context of educational reality and reporting formative experiences that have contributed to this training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1602
ISBN: 9788570141545
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentoprofissionaldocente.pdf6,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons