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dc.creatorBorba, Edilce Maria Balbinot-
dc.date.accessioned2016-08-25T17:26:00Z-
dc.date.available2016-08-25T17:26:00Z-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.citationBORBA, Edilce Maria Balbinot. O uso de filme como recurso pedagógico no estudo das epidemias: possibilidades na aprendizagem significativa. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1613-
dc.descriptionAcompanha: Epidemias na escola? Só em filmes: possibilidades de contaminação na aprendizagem significativapt_BR
dc.description.abstractThis research arose when searching for a teaching methodology that would value scientific knowledge with the use of an alluring pedagogical resource – commercial movies – to encourage meaningful learning. To this end, it provides an analysis of how students establish relations of scientific knowledge with movie images, and the possibilities of contextualization on the topic of “epidemics”. The research methodology comprehends a qualitative approach, including some quantitative data of the students’ impressions regarding movies in general, and about the movies and learning. The categorization according to Bardin (2011) was used in the qualitative research to organize the contextual units produced by the students in the educational activities, and to conduct an analysis based on the assumptions of Ausubel’s Theory (2003) and Ausubel, Novak and Hanesian’s Theory (1980). From the showing of the movie entitled “Contagion”, used as an advance organizer, we tried to identify prior knowledge on the subject through questions raised by the students. Those same questions brought up the subtopics, categorized as epidemics, causative agent, incubation, transmission, symptoms, prevention and immunity. These categories served as elements for the analysis of learning evidence, leading to the conclusion that movie narratives help in the creation of cognitive bridges while contributing to derivative and correlative subordinate learning, progressive differentiation and integrative reconciliation, as well as promoting assimilation and retention of scientific knowledge. The theoretical background used to investigate the movies as a pedagogical resource presents the considerations of authors such as Rosália Duarte, Milton Almeida, Maria da Graça Setton, Marcos Napolitano, José Manuel Moran, among others. As a product of this research, a guide with other pedagogical proposals that make it possible to work with the topic of “epidemics” was developed by using commercial movies as advance organizers and for contextualization. The guide also shows a timeline of cinema and education, as well as a catalog with movies and series that deal with the topic of “epidemics”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEpidemiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Audiovisualpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMotion pictures in educationpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEpidemicspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectAudio-visual educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleO uso de filme como recurso pedagógico no estudo das epidemias: possibilidades na aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeThe use of movies as a pedagogical resource for the study of epidemics: possibilities in meaningful learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa surgiu da busca por uma metodologia de ensino que valorizasse o conhecimento científico com o uso de um recurso pedagógico atrativo - filmes comerciais -, que motivasse a aprendizagem significativa. Para tanto, apresenta uma análise de como os estudantes estabelecem relações do conhecimento científico com as imagens fílmicas e as possibilidades de contextualização acerca do tema “epidemia”. A metodologia de pesquisa envolve uma abordagem qualitativa, com alguns dados quantitativos das impressões dos estudantes em relação aos filmes de modo geral e sobre eles e a aprendizagem. Na pesquisa qualitativa, utilizou-se a categorização segundo Bardin (2011), para organizar as unidades contextuais produzidas pelos estudantes nas atividades educativas, e fazer a análise com base nos pressupostos da Teoria de Ausubel (2003) e Ausubel, Novak e Hanesian (1980). A partir da exibição do filme intitulado “Contágio”, utilizado como organizador prévio, buscou-se, nas dúvidas apresentadas pelos estudantes, identificar os conhecimentos prévios sobre o assunto. Por meio dessas dúvidas emergiram os subtemas, que foram categorizados em: epidemia, agente causador, incubação, transmissão, sintomas, prevenção e imunidade. Essas categorias serviram de elementos para a análise de indícios de aprendizagem levando a concluir que as narrativas fílmicas ajudam na formação de pontes cognitivas colaborando com a aprendizagem subordinada derivativa e correlativa, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, promovendo a assimilação e a retenção dos conhecimentos científicos. No referencial teórico utilizado para investigar os filmes como recurso pedagógicos é apresentado as considerações dos autores Rosália Duarte , Milton Almeida, Maria da Graça Setton, Marcos Napolitano, José Manuel Moran, entre outros. Como produto dessa pesquisa, elaborou-se um guia com outras propostas pedagógicas possíveis de trabalhar o tema “epidemia” utilizando filmes comerciais como organizadores prévios e para contextualização. O guia também apresenta uma linha do tempo sobre cinema e educação e um catálogo com filmes e seriados abordam o tema “epidemia”.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2349444240794136pt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Charlie Antoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2797875007644990pt_BR
dc.contributor.referee1Miquelin, Charlie Antoni-
dc.contributor.referee2Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee3Florczak, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee4Silva, Acir Dias da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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