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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, André Ferraz de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T19:34:32Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T19:34:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-16 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, André Ferraz de. Modelagem, simulação e análise de desempenho do controle fuzzy para uma suspensão veicular ativa. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16205 | - |
dc.description.abstract | Vehicle suspension systems are essential to ensure the comfort of a vehicle’s passengers. This paper consists in the study of the three main types of vehicular suspension: passive, semi-active and active; as well as the comparison of the active suspension’s performance over the traditional passive suspension. The current regulations classify vehicle comfort based on the effective value of the vertical acceleration transferred from the suspension system to the vehicle body. The active suspension is characterized by the presence of a control system that applies an active force to the vehicle suspension in order to minimize the effects of such acceleration. Through numerical simulation, both suspension systems are simulated in order to obtain their behavior against a disturbance of soil. The control strategy used in the simulation of the active suspension was the fuzzy logic control; a nebulous logic that can be programmed to make decisions similar to human reasoning. The active suspension system demonstrated a significantly greater rms acceleration value than passive suspension. However, it has proved much more effective in attenuating the consequences of such an acceleration in passenger’s sensation of comfort, as can be seen in relation to the displacement of the body. Thus, it is clear that the parameter of comfort evaluation only through the vertical acceleration analysis established in the current regulations does not apply to all types of suspension, especially to the active suspension properly designed with the fuzzy control. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas difusos | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Molas e suspensão | pt_BR |
dc.subject | Métodos de simulação | pt_BR |
dc.subject | Fuzzy Systems | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Springs and suspension | pt_BR |
dc.subject | Simulation methods | pt_BR |
dc.title | Modelagem, simulação e análise de desempenho do controle fuzzy para uma suspensão veicular ativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Modeling, simulation and performance analysis of the fuzzy control for an active vehicle suspension | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os sistemas de suspensão veiculares são essenciais para garantir o conforto dos passageiros de um veículo. Este trabalho consiste no estudo dos três principais tipos de suspensão veicular: passiva, semiativa e ativa; assim como a comparação do desempenho da suspensão ativa em relação a suspensão passiva tradicional. As normas vigentes classificam o conforto veicular baseado no valor eficaz da aceleração vertical transferida do sistema de suspensão à carroceria do veículo. A suspensão ativa é caracterizada pela presença de um sistema de controle que aplica uma força ativa à suspensão do veículo a fim de minimizar os efeitos de tal aceleração. Através de simulação numérica, ambos os sistemas de suspensão são simulados a fim de obter-se seus comportamentos frente a uma perturbação de solo. A estratégia de controle utilizada na simulação da suspensão ativa foi a lógica de controle fuzzy; uma lógica nebulosa que pode ser programada para tomar decisões de forma similar ao raciocínio humano. O sistema de suspensão ativa demonstrou um valor eficaz de aceleração significativamente maior ao da suspensão passiva. No entanto, mostrou-se muito mais eficaz em atenuar as consequências de tal aceleração na sensação de conforto dos passageiros, como pode ser visto em relação ao deslocamento da carroceria. Desta forma, fica claro que o parâmetro de avaliação de conforto somente através da análise da aceleração vertical disposto nas normas vigentes não se aplica a todos os tipos de suspensão, especialmente à suspensão ativa devidamente projetada com o controle fuzzy. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Corrêa, Fernanda Cristina | |
dc.contributor.referee1 | Corrêa, Fernanda Cristina | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Edison Luiz Salgado | |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Robson Moreira de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Eletrônica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Eletrônica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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