Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16238
Título: Análise do consumo de energia em veículos elétricos com base nas suas possíveis configurações
Título(s) alternativo(s): Analysis of energy consumption in electric vehicles based on their possible configurations
Autor(es): Aleixo, Rafael Andruski
Orientador(es): Corrêa, Fernanda Cristina
Palavras-chave: Veículos elétricos
Motores elétricos
Energia - Consumo
Degradação ambiental
Electric vehicles
Electric motors
Energy consumption
Environmental degradation
Data do documento: 16-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALEIXO, Rafael Andruski. Análise do consumo de energia em veículos elétricos com base nas suas possíveis configurações. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Com o passar do tempo, a crescente frota de veículos de combustão interna tem sido um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente, fato este que tem impulsionado pesquisas e desenvolvimento de tecnologias automotivas a fim de minimizar os danos ambientais ocasionados por esse setor. A principal delas é o veículo elétrico, que utilizando um ou vários motores elétricos, possui uma eficiência energética melhor do que quando comparado ao motor de combustão interna. Além disso, há diversos motores elétricos que podem ser utilizados para realizar a propulsão veicular e também diversas configurações em relação ao posicionamento dos motores. Desta forma, o proposto trabalho apresenta alternativas e configurações que melhor se ajustam aos veículos elétricos, proporcionando um gasto energético reduzido o que, consequentemente, causa um aumento na autonomia da bateria, fator que ainda é limitante neste tipo de veículo, para que se torne competitivo em relação aos veículos de combustão interna. Para se realizar o estudo de diferentes motores elétricos e configurações de veículos elétricos foi utilizada a ferramenta de simulação Advisor juntamente com o Simulink/Matlab, e os resultados obtidos neste trabalho mostram qual é o motor elétrico mais adequado para a aplicação e qual o melhor posicionamento dele dentro do veículo elétrico.
Abstract: In the course of time, the increasing fleet of internal combustion vehicle has been a major contributor to the degradation of the environment, this fact has promoted studies and development of automotive technologies in order to minimize the environmental damages caused by this sector. The main one is the electric vehicle, which uses one or several electric motors, it has a better energy efficiency than the internal combustion engine. Moreover, several models of electric motors can be used as a traction motor and there are several configurations regarding the position of the motors. Thus, this work presents alternatives and configurations that better adjust to the electric vehicles, providing a reduced energy expenditure and consequently, it causes an increase in battery autonomy, a factor that is still a limit in this kind of vehicle in order to it becomes competitive with internal combustion vehicles. The study of different models of the electric motor and different configurations of electric vehicles was performed on the Advisor simulation tool along with Simulink/Matlab and the results obtained in this work shows which is the most appropriate electric motor to the application and which is the best positioning of the motors in the electric car.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16238
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COELE_2018_1_01.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.