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Título: Análise da carga em uma suspensão duplo “A” e dimensionamento quanto a resistência mecânica
Título(s) alternativo(s): Analysis of the load in A double vishbone suspension and dimensioning in terms of mechanical resistance
Autor(es): Dijkstra, Albert Johan
Orientador(es): Verástegui, Roger Navarro
Palavras-chave: Automóveis - Molas e suspensão
Resistência de materiais
Veículos - Análise
Automobiles - Springs and suspension
Strength of materials
Vehicles - Analysis
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DIJKSTRA, Albert Johan. Análise da carga em uma suspensão duplo “A” e dimensionamento quanto a resistência mecânica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O referente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de suspensão comumente utilizado na indústria automotiva e perante os outros modelos de suspensão apresenta como vantagens a robustez necessária para pavimentos irregulares e os ajustes finos de regulagem; em contrapartida como desvantagens apresenta uma maior massa não suspensa devido apresentar componentes redundantes. Veículos de alto desempenho, de competição e fora de estrada (off-road) fazem uso deste modelo de suspensão conhecido como duplo “A” (double-wishbone). Serão explanados conceitos básicos particulares ao sistema de suspensão por meio de parâmetros pré-determinados e propriedades identificadas e o resultado é uma geometria física (Braços, direção, freios, pivôs, manga de eixo, roda, pneu) e o dimensionamento do conjunto quanto a dinâmica veicular. Conhecendo o conjunto de geometrias necessárias ao projeto busca-se conhecer a carga a qual todo o conjunto será submetido, para este trabalho usou-se o diagrama de blocos que representa um modelo massa mola de dois graus de liberdade que quando submetido a um deslocamento inicial fornece como resposta a força excitadora e a força de resposta do sistema. Por meio da força de resposta os modelos tridimensionais são submetido a uma simulação para validar os modelos de suspensões quanto a sua resistência mecânica. Dois modelos são simulados, o primeiro modelo onde seu projeto foi feito inicialmente geométrico e posteriormente realizada a análise estática do conjunto e um segundo modelo onde o projeto geométrico foi realizado concomitantemente com uma pré simulação de cada componente e uma posterior análise estática do conjunto. Como resultados obtidos tem-se o primeiro modelo de suspensão falho quanto a sua resistência mecânica bem como uma comparação da força excitadora e de resposta para modelos com diferentes massas não suspensas.
Abstract: This paper presents the development of a suspension system commonly used in the automotive industry and in front of the other models of suspension presents as advantages the robustness required for irregular pavements and the fine adjustments; as disadvantages presents a larger unsprung mass due to presenting redundant components. High-performance and off-road vehicles make use of this double-wishbone suspension model. Particular concepts will be explained to the suspension system by predetermined parameters and identified properties as result of a physical geometry (arms, steering, brakes, pivots, axle sleeve, wheel, tire) and the dimensioning of the set as to vehicle dynamics. Knowing the set of geometries necessary to the project is to know the load to which the whole set will be submitted, for this work was used the block diagram that represents a spring mass model of two degrees of freedom that when submitted to an initial displacement provides in response the excitatory force and the responsiveness of the system. By means of the response force the three-dimensional models are subjected to a simulation to validate the suspension models for their mechanical resistance. Two models are simulated, the first model where their design was initially geometric and then the static analysis of the set and a second model where the geometric design was performed concomitantly with a pre-simulation of each component and a subsequent static analysis of the set. The results obtained are the first model of suspension failure for its mechanical resistance as well as a comparison of excitation and response force for models with different unsprung masses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16282
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