Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16317
Título: Análise da área de logística em uma empresa de papelão ondulado
Título(s) alternativo(s): Analysis of the logistics area in a company of corrugated cardboard
Autor(es): Rodrigues, Thiago Henrique Zullim
Orientador(es): Soares, Marcos Eduardo
Palavras-chave: Papelão - Indústria
Logística
Planejamento da produção
Gestão da qualidade total
Paperboard industry
Logistics
Production planning
Total quality management
Data do documento: 14-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RODRIGUES, Thiago Henrique Zullim. Análise da área de logística em uma empresa de papelão ondulado. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: A maneira como uma empresa se organiza reflete muito de sua cultura e estratégia de negócio e inclusive pode variar de uma área para outra, dentro de uma mesma empresa. Essas mudanças organizacionais podem trazer vantagens e desvantagens para a área e para a empresa como um todo. Uma das áreas que vem demonstrando cada vez mais sua importância para uma melhoria na performance da operação de uma empresa, e consequentemente oferecendo um melhor atendimento ao cliente, é a área de logística. A área de logística pode se organizar de diversas formas, desde um planejamento integrado de toda a operação ao foco no transporte de mercadorias e produtos. Uma das maneiras de avaliar sua performance é através de indicadores de desempenho e assim procurar possíveis áreas de melhorias. Uma das formas de buscar essas melhorias é através da implementação de ferramentas que tem o objetivo de auxiliar aos colaboradores a tomarem ações a fim de melhorar a eficiência da a operação como um todo. Este trabalho tem como objetivo definir e analisar a estrutura organizacional da área de logística de uma empresa de papelão ondulado, a forma como trabalha o setor, seus indicadores de desempenho e os resultados da implementação de uma ferramenta de melhoria da área.
Abstract: The way a company organizes itself reflects a lot of its culture and business strategy and can even vary from one area to another, within the same company. These organizational changes can even bring advantages and disadvantages to the area and to the company as a whole. One of the areas that is increasingly showing its importance for improving the performance of a company's operation, and consequently offering better customer service, is the area of logistics. Logistics can be organized in a variety of ways, from an integrated planning of the whole operation to the focus on the transportation of goods and products. One of the ways to evaluate your performance is through performance indicators and thus look for possible areas for improvement. One of the ways to seek these improvements is through the implementation of tools that aim to help employees take action in order to make the operation more efficient as a whole. This paper aims to define and analyze the organizational structure of the logistics area of a corrugated cardboard company, the way the industry works, its performance indicators and the impacts of the implementation of an area improvement tool.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16317
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAMEC_2019_1_7.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.