Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKrelling, Lígia Marcelino-
dc.date.accessioned2016-08-30T12:32:16Z-
dc.date.available2016-08-30T12:32:16Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationKRELLING, Lígia Marcelino. A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuições da utilização dos conceitos unificadores. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1632-
dc.descriptionAcompanha: A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuições da utilização dos conceitos unificadorespt_BR
dc.description.abstractThis essay aims to propose strategies that allow the teaching of the three science content of the third phase of the EJA from elementary school, focusing on a more integrated teaching method, dealing with the science content in a more contextualized way. The research is characterized as qualitative and participative, with the target audience a group of eighteen students from the 3rd phase of adult education at a public school in the city of Curitiba / PR. This paper presents the analysis of this approach on the concept of energy as an integrating concept, facilitating the learning process of the other content from the 3rd phase, making the content more cohesive and interconnected. To develop these activities the emphasis was on the unifying concepts that were directly or indirectly present in schools. So the students could make connections between the studied content, the teaching of science became more contextualized and less fragmented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuições da utilização dos conceitos unificadorespt_BR
dc.title.alternativeAn integrative proposal of science teaching in adult education mode EJApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo principal propor estratégias que viabilizem o ensino dos conteúdos de ciências do 3° período da EJA do Ensino Fundamental, destacando a integração e a contextualização desses conhecimentos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e participante, tendo como público alvo uma turma de dezoito alunos do 3° período da EJA de uma escola pública do município de Curitiba/PR. Este trabalho apresenta a análise dessa abordagem envolvendo Energia como um conceito integrador. Para o desenvolvimento dessas atividades foram enfatizados os conceitos unificadores, que estiveram presentes direta ou indiretamente no âmbito escolar. Os dados da pesquisa são constituídos por registros escritos em diário de campo e trabalhos elaborados pelos alunos e foram analisados considerando a Análise de Conteúdo. Entre os resultados, destaca-se que os alunos puderam fazer conexões entre os conteúdos estudados, representando a possibilidade do ensino de ciências mais contextualizado e menos fragmentado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6125181583539047pt_BR
dc.contributor.advisor1Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037671532203196pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sutil, Noemi-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521202508638875pt_BR
dc.contributor.referee1Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.referee2Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee3Pinto, Ângela Emília de Almeida-
dc.contributor.referee4Gebara, Maria José Fontana-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Krelling, Lígia Marcelino_2015.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Krelling, Lígia Marcelino_2015_1.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons