Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Caetano, Naitha Mallmann | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T19:53:16Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T19:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-25 | |
dc.identifier.citation | CAETANO, Naitha Mallmann. Modelagem e simulação do escoamento em um Venturi. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16344 | - |
dc.description.abstract | The main objective in this work is the behavior analysis of a turbulent flow in a Venturi. The Venturi used had circular cross section, the turbulent flow was considered steady and the fluid flow inside the Venturi is water, incompressible. In order to analyze the characteristics of a flow in a Venturi, two approaches were made: computational and experimental, and the first approach is the research focus. The data experimentally acquired has used in the computational model validation; in addition, it allows the boundary conditions determination. The computational model has developed with the version 14.5 of Ansys/Fluent, Computational Fluid Dynamics (CFD) software that simulates turbulent flows using the Reynolds Averaged NavierStokes (RANS) equations, among others techniques. The turbulence model k-epsilon was used for resolution of the RANS equations, that model is used widely for simulate turbulence flows, which has similar characteristics to those found in that paper. On the simulations undertaken, were investigated the pressure and velocity distribution field, as well as other properties related with the turbulence presents in the computational modeling. Vortices and changing of the velocity vectors directions in the flow has observed on the analysis by computational model, the results were confronted against experimental data and presents convergence. That analysis allowed a better understanding of the phenomena involved on flow in Venturi. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Turbulência | pt_BR |
dc.subject | Escoamento | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.subject | Turbulence | pt_BR |
dc.subject | Runoff | pt_BR |
dc.subject | Equations | pt_BR |
dc.title | Modelagem e simulação do escoamento em um Venturi | pt_BR |
dc.title.alternative | Modeling and simulation of flow in Venturi | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como principal objetivo estudar o comportamento do escoamento de natureza turbulenta ao longo de um Venturi. O Venturi analisado possui seção transversal circular, o escoamento turbulento foi considerado permanente, de um fluido incompressível. Para a realização desta análise das características de um escoamento ocorrendo ao longo de um Venturi foram seguidas dois tipos de abordagem: a computacional e a experimental. A primeira constitui-se o foco principal do trabalho. Os dados obtidos experimentalmente foram usados para validação do modelo computacional utilizado, além de permitir a determinação das condições de contorno necessárias à simulação computacional. O modelo computacional foi desenvolvido com o software Ansys/Fluent versão 14.5, que permite a simulação de escoamentos turbulentos utilizando as equações de NavierStokes com médias de Reynolds (RANS), dentre outras técnicas. O modelo de turbulência utilizado para fechamento das equações RANS foi o modelo k-epsilon, que é usado em larga escala para simulações com características semelhantes à realizada neste trabalho. Foram investigadas, nas simulações realizadas, as distribuições de pressão e de velocidade, bem como as demais propriedades relacionadas com a turbulência característica do escoamento. Vórtices e contra fluxos de velocidade de escoamento foram observados na análise realizada com o modelo computacional e os resultados confrontados contra dados experimentais apresentaram uma boa concordância. Esta análise permitiu uma melhor compreensão dos fenômenos envolvidos. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Luiz Eduardo Melo | |
dc.contributor.referee1 | Lima, Luiz Eduardo Melo | |
dc.contributor.referee2 | Alves, Thiago Antonini | |
dc.contributor.referee3 | Zammar, Gilberto | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_DAMEC_2014_2_01.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.