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dc.creatorMiguel, Anieli de Fátima-
dc.date.accessioned2016-09-29T14:12:13Z-
dc.date.available2016-09-29T14:12:13Z-
dc.date.issued2015-06-26-
dc.identifier.citationMIGUEL, Anieli de Fátima. Clássicos do terror como proposta de letramento literário: Machado e Stevenson em sala de aula. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1647-
dc.descriptionAcompanha: Da crueldade à duplicidade da alma humana: sequência expandida a partir de clássicos do terrorpt_BR
dc.description.abstractAccording to the official documents that guide the pedagogical practices in the basic school system, the teaching of literature must be meaningful and enhance the use of reading and writing, making the literary experience a learning which enables reflection, critical and intellectual growth, that result from aesthetic experience. Given this assumption, the present study aims to highlight the importance of reading classical opus, showing its indispensability as a cultural heritage that must integrate the repertoire of learners; emphasize the immortality of Machado de Assis’s and Stevenson’s works, defending the importance to previlege the synchronic approach of the literary text and not only the chronological dimension, which limits the text to a merely historiographical vision. Therefore, a didactic proposal has been prepared for the second year of high school, which is based on Machado's tale The Secret Cause (1886) and the novel Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1886) by Robert Louis Stevenson, classics horror. As theoretical base the concepts of Rildo Cosson were used, which discuss the teaching of literature, the importance of selecting texts and his proposed sequences: the basic and the expanded; Italo Calvino, who defends the immortality of classical works; Antonio Candido, who emphasizes the humanizing role of literature as inalienable and incompressible rights, as well as Leyla Perrone-Moisés, for her, the canon is unparalleled well, what should be offered to students, regardless of social class or challenges that could arise in the reading route. As methodology, an action research of qualitative and bibliographical nature was developed. Finally, the taken actions show that the teaching of literature should cover the classics, and that the expanded sequence represents an opportunity to make the canon a practical reality and not just a recommendation that is not effective, in fact, in the Portuguese lessons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura clássicapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectClassical literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleClássicos do terror como proposta de letramento literário: Machado e Stevenson em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeClassic horror books as a proposal of literary literacy: Machado and Stevenson in the classroompt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoSegundo os documentos oficiais que norteiam as práticas pedagógicas na rede básica, o ensino da literatura deve ser significativo e potencializar o uso da leitura e da escrita, tornando a experiência literária, um aprendizado que possibilita a reflexão, a crítica e o crescimento intelectual, que resultam da experiência estética. Frente a este pressuposto, o presente trabalho objetiva ressaltar a importância da leitura de obras clássicas, destacando sua imprescindibilidade enquanto patrimônio cultural que deve integrar o repertório dos aprendizes; destacar a imortalidade das obras de Machado de Assis e Stevenson, bem como defender a importância de privilegiar a abordagem sincrônica do texto literário e não apenas a dimensão cronológica, a qual limita o texto a uma visão meramente historiográfica. Portanto, foi elaborada uma proposta didática para o segundo ano do Ensino Médio, a qual tem como textos-base o conto machadiano “A causa secreta” (1886) e o romance O médico e o monstro (1886), de Robert Louis Stevenson, clássicos do terror. Como embasamento teórico foram utilizados os conceitos de Rildo Cosson, o qual discute o ensino de literatura, a importância da seleção de textos e propõe duas sequências: a básica e a expandida; Italo Calvino, que defende a imortalidade das obras clássicas; Antonio Candido, que salienta o papel humanizador da literatura como direito inalienável e incompressível, como também, Leyla Perrone-Moisés, para a qual, o cânone constitui um bem inigualável, que deve ser oportunizado aos educandos, independente da classe social ou dos desafios que possam surgir. Como metodologia, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo e bibliográfico. Por fim, as ações desenvolvidas mostram que o ensino de literatura deve abranger as obras clássicas e que a sequência expandida representa uma fecunda possibilidade para tornar o cânone uma realidade prática e não apenas uma recomendação que não se efetiva, de fato, nas aulas de Português.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373893409182873pt_BR
dc.contributor.advisor1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.referee1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.referee2Valente, Thiago Alves-
dc.contributor.referee3Santos, Givan José Ferreira dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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