Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16608
Título: Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae
Autor(es): Mello, Mariele Andrade de
Oliveira, Pamela Giliet de
Orientador(es): Silva, Mario José Van Thienen da
Palavras-chave: Aranhas
Robótica
Ciência - Estudo e ensino
Spiders
Robotics
Science - Study and teaching
Data do documento: 6-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MELLO, Mariele Andrade de; OLIVEIRA, Pamela Giliet de. Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A robótica como um produto educacional pode ser descrita como uma ferramenta mediadora para a aquisição de conhecimento referente a Ordem Araneae podendo proporcionar a interação e o aprendizado em sala de aula. A mediação entre a robótica e o ensino de ciências, no caso específico da Ordem Araneae, conhecida mundialmente por suas exuberantes aranhas, está diretamente ligada aos determinantes da contemporaneidade e a utilização das tecnologias como forma de propiciar a mediação e a interação entre alunos e conhecimento científico. A Ordem Araneae está contido no nosso meio, desta forma torna-se fundamental para os alunos compreenderem como sua visão e sistema sensorial funcionam, sendo um conteúdo de grande relevância no ensino de ciências e que desperta muita curiosidade entre eles. Como também é no caso da robótica, que é uma ferramenta tecnológica e que está em constantes evoluções em nosso cotidiano, ambas as abordagens podem viabilizar relações interdisciplinares no ambiente escolar. Sendo assim, neste trabalho propomos uma metodologia para o ensino das aranhas com a utilização da robótica, baseada na teoria de Vygostky. Esta metodologia adjunta do arduíno compõe o sistema de robótica pedagógica por isso chamamos de Roboranhas.
Abstract: Robotics as an educational product can be described as a mediating tool for acquiring knowledge about the Araneae Order and can provide interaction and learning in the classroom. The mediation between robotics and science teaching, in the specific case of the Araneae Order, known worldwide for its exuberant spiders, is directly linked to the determinants of contemporaneity and the use of technologies as a way of facilitating mediation and interaction between students and knowledge scientific. The Araneae Order is contained in our medium, in this way it becomes fundamental for students to understand how their vision and sensory system work, being a content of great relevance in science teaching and that arouses much curiosity between them. As is also the case with robotics, which is a technological tool that is constantly evolving in our daily lives, both approaches can allow interdisciplinary relationships in the school environment. Thus, in this work we propose a methodology for the teaching of spiders using robotics, based on Vygostky's theory. This adjunct methodology of the arduino composes the system of pedagogic robotics by what we call Robotic spider.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16608
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_09.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons