Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16613
Título: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e os desafios no contexto escolar: o lúdico como principal contribuinte
Autor(es): Selmer, Ketlyn
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Jogos educativos
Prática de ensino
Educação inclusiva
Attention-deficit hyperactivity disorder
Educational games
Student teaching
Inclusive education
Data do documento: 7-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SELMER, Ketlyn. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e os desafios no contexto escolar: o lúdico como principal contribuinte. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo esclarecer e abordar mais sobre um transtorno que afeta muitas crianças e adolescentes, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como colaborar para o ensino/aprendizagem desses indivíduos, auxiliando pais, familiares, colegas e profissionais da educação, na tentativa de amenizar o baixo desempenho escolar desses estudantes, que possuem dificuldades na leitura, escrita, comunicação e relacionamentos, ocasionados pelas principais características do transtorno que são desatenção, hiperatividade e impulsividade. Será discutido sobre as metodologias usadas em sala de aula atualmente e os estereótipos dados a esses estudantes com TDAH, que acabam sendo excluídos do processo de aprendizagem por não seguirem o mesmo ritmo da turma. Assim, descrições detalhadas sobre as propriedades do transtorno, seu trajeto histórico, diagnóstico e tratamento serão abordados nesse trabalho. Para a construção dessa pesquisa, auxiliaram-me diferentes autores especialistas no tema, assim como o conhecimento adquirido ao longo de minha formação e experiências vivenciadas. Por fim, veremos os benefícios que a ludicidade traz, quando aliada ao ensino científico no dia a dia da sala de aula e as questões relacionadas à educação inclusiva.
Abstract: The present research aimed to clarify and address more about a disorder that affects many children and adolescents, Attention Deficit / Hyperactivity Disorder (ADHD), as well as collaborate in the teaching / learning of these individuals, assisting parents, relatives, colleagues and education professionals, in an attempt to soften the low academic performance of these students, who have difficulties in reading , writing, communication and relationships, caused by the main characteristics of the disorder are inattention, hyperactivity and impulsivity. We will discuss the methodologies used in the classroom today and the stereotypes given to these ADHD students, who end up being excluded from the learning process, for not following the same rhythm of the class. Thus, detailed descriptions about the properties of the disorder, its historical path, diagnosis and treatment will be approached in this work. For the construction of this research, I was assisted by different authors who are specialists in the subject, as well as the knowledge acquired during my training and experiences. Finally, we will see the benefits that playfulness brings, when coupled with the teaching of scientific and the issues raised to inclusive education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16613
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_06.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons