Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1682
Título: Proposta de ensino de geometria euclidiana plana para o sexto ano do ensino fundamental sob a ótica do raciocínio lógico-dedutivo
Título(s) alternativo(s): Proposal teaching on euclidean plane geometry for sixth grade of elementary school about the perspective of logical deductive reasoning
Autor(es): Galeazzi, Wilian Rodrigo
Orientador(es): Reis, Márcio Alexandre de Oliveira
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Geometria plana
Estratégias de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Geometry, Plane
Learning strategies
Data do documento: 22-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GALEAZZI, Wilian Rodrigo. Proposta de ensino de geometria euclidiana plana para o sexto ano do ensino fundamental sob a ótica do raciocínio lógico-dedutivo. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Este trabalho apresentará um breve histórico do desenvolvimento da Geometria, com foco no surgimento da sua organização na forma lógico-dedutiva efetuado por Euclides. Na sequência será discutida a situação do ensino e aprendizagem dos tópicos de geometria desde a antiguidade até os dias atuais, onde observaremos que a mesma não se dá sob a ótica lógico-dedutiva. Após essa contextualização, proporemos a realização de uma oficina de geometria para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, com vistas ao desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo. Aplicada a oficina, foram observadas mudanças na organização do pensamento dos alunos participantes da pesquisa, favorecendo a compreensão dos conceitos e propriedades da geometria euclidiana plana.
Abstract: This study will introduce a brief history of the Geometry development, focused in the appearing of the organization in the logical deductive structure achieved by Euclid. Following will be discussed the situation of the learning and teaching of geometry topics since antiquity until the present day, where we will notice that it does not happen with the logical-deductive perspective. After this contextualization, we will propose the realization of a geometry workshop for students of the sixth grade of elementary school, focusing to the development of logical-deductive reasoning. Applied to workshop, changes were observed in the organization of thought of the participating students in the research, furthering the understanding of the concepts and properties of flat euclidean geometry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1682
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Galeazzi, Wilian Rodrigo_2015.pdf32,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.