Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKrug, Carbone Bruno Schmidt-
dc.date.accessioned2016-10-14T16:46:59Z-
dc.date.available2016-10-14T16:46:59Z-
dc.date.issued2015-05-21-
dc.identifier.citationKRUG, Carbone Bruno Schmidt. Ensino dos números racionais comparando medidas de unidade. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1697-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the possibility to develop the process of teaching and learning of the division of rational numbers with guided tasks in interpretation of measure. Adopted as methodology the Didactic Engineering and a didactic sequence in order to develop the work with students of High School. Participated of training sessions twelve students of one state school of Porto Barreiro city - Paran´a. The results of application of the didactic engineering suggest the importance of utilization of guided tasks in interpretation of measure, since strengthened the understanding, on the part of students, the concept of division of fractional rational numbers and contributed for them develop the comprehension of others questions associated to the concept of rational numbers, such as order, equivalence and density.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teaching (High school)pt_BR
dc.subjectNumbers, rationalpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectDivisionpt_BR
dc.titleEnsino dos números racionais comparando medidas de unidadept_BR
dc.title.alternativeTeaching of rational numbers comparing unit measurept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar a possibilidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem da divisão de números racionais com tarefas pautadas na interpretação da medida. Adotamos como metodologia a Engenharia Didática e elaboramos uma sequência didática a fim de desenvolver o trabalho com estudantes do Ensino Médio. Participaram das sessões de ensino doze estudantes de uma escola estadual do município de Porto Barreiro - Pr. Os resultados da aplicação da sequência didática sugerem a importância da utilização de atividades pautadas na interpretação da medida, haja vista que potencializou o entendimento, por parte dos estudantes, do conceito de divisão de números racionais fracionários e contribuiu para eles aprofundarem a compreensão de outras questões relacionadas ao conceito de número racional, tais como ordem, equivalência e densidade.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1548458202100936pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rômel da Rosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804309368611422pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bennemann, Marcio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786331555612738pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rômel da Rosa da-
dc.contributor.referee2Costa, José Roberto-
dc.contributor.referee3Gargate, Michael Santos Gonzales-
dc.contributor.referee4Biesdorf, João-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Krug, Cabone Bruno Schmidt_2015.pdf6,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.