Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Fabiana Regina-
dc.date.accessioned2011-10-24T16:16:47Z-
dc.date.available2011-10-24T16:16:47Z-
dc.date.issued2009-06-07-
dc.identifier.citationMACHADO, Fabiana Regina. Reflexões sobre a vivência no "cantinho do notebook" em uma turma de educação infantil. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2009.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/171-
dc.description.abstractThe objective of this study was to verify if the introduction, through the teacher, of the "notebook corner" would change the context of a kindergarten classroom, looking for the changes in children's relationships. The research was supported by a socio-historical theoretical frame based on authors like Vigotski, Luria, Leontiev, Tomasello, Wertsch, Bruner and authors who gave continuity to this approach with the activity theory like Nardi, Kaptelinin, Bodker and Cole. The methodological approach was qualitative research, more specifically action research, conducted inside a classroom from a private school in Curitiba. The participants of this study were four and five year's children with previously computational knowledge belonging to a privileged social class. The methodology was action-research where the researcher was also the teacher of the classroom. The data was collected in two stages. It begins with the application of a questionnaire (pre-artifact) and participant observations (pre and post-artifact). The main results of the study showed that there was significant changes in children's relations due to the information technology as a new language to deal with and, as a result, it promoted the growth of communication and collaboration among children and the real necessity of rules allowing participants to effectively use their autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInstructional technologypt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleReflexões sobre a vivência no "cantinho do notebook" em uma turma de educação infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar as mudanças no contexto de uma sala de aula de Educação Infantil, mais especificamente buscando encontrar tais alterações nas interações sociais entre as crianças participantes após a introdução, pela professora, do cantinho do notecook na rotina da turma. A fundamentação, pela professora, do cantinho do notebook na rotina da turma. A fundamentação teórica estruturou-se em uma abordagem histórico-cultural baseada em autores como Vigotski, Leontiev, Luria, Tomasello, Wertsch, Bruner, bem como em autores que dão continuidade a essa abordagem e que se inserem na Teoria da Atividade, como é o caso de Nardi, Kaptelinin, Bodker e Cole. A abordagem metodológica pautou-se na pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e foi realizada em uma turma no ano 2008 de uma escola particular em Curitiba. Os participantes deste estudo foram crianças entre quatro e cinco anos, com conhecimentos computacionais prévios e oriundos de um meio social privilegiado. A coleta de dados se deu-se em duas fases. Na primeira fase aplicou-se um questionário (pré-artefato), e na segunda fase conduziram-se as observações (pré e pós-artefato), por meio de protocolos e gravações em fitas de áudio durante a utilização do novo cantinho, bem como através da escrita de um diário de campo. Com base no referencial teórico e nas categorias de análise identificadas a partir dos dados obtidos, houve a percepção de mudanças significativas nas relações sociais infantis a partir da introdução da informática na sala de aula, como, por exemplo, um aumento da comunicação e da colaboração entre as crianças e também uma efetiva necessidade prática das regras, possibilitando aos participantes o exercício efetivo da autonomia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Herivelto-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Machado, Fabiana Regina_2009.pdf852,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.