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Título: Princípios e fundamentos da pedagogia da alternância: alguns desdobramentos atuais
Título(s) alternativo(s): Principles and fundamentals of pedagogy of alternation: some current unfolding
Autor(es): Mocelin, Nayara Massucatto
Orientador(es): Bernartt, Maria de Lourdes
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Educação rural - Brasil
Ensino - Meios auxiliares
Teaching - Methodology
Education, Rural - Brazil
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 23-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MOCELIN, Nayara Massucatto. Princípios e fundamentos da pedagogia da alternância: alguns desdobramentos atuais. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: A Pedagogia da Alternância (PA) é uma metodologia de ensino diferenciada, criada inicialmente para atender as necessidades que envolvem a população do campo. Por meio de seus instrumentos pedagógicos, distintos do ensino tradicional, procura, com autonomia, formar crianças e jovens a partir da articulação de tempos e espaços, além de envolver a família e comunidade no processo formativo e no desenvolvimento do meio. Por ter se consolidado como uma alternativa que gerou resultados positivos, a PA se expandiu pelo mundo e hoje, com a formação de vários movimentos, está presente nos cinco continentes. No Brasil, existem dois movimentos atuantes que utilizam a PA, o denominado italiano, que deu origem as EFAs e o francês, responsável pela implantação das CFRs. É nesse contexto que a presente pesquisa está inserida, a qual apresenta o seguinte objetivo: analisar as origens, princípios e fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância e sua implantação no Brasil, bem como alguns de seus desdobramentos atuais. Com isso, leva-se em consideração, além dos movimentos brasileiros, aqueles que influenciaram sua origem, o criado na França e o criado na Itália. O estudo se caracteriza como teórico, qualitativo de caráter bibliográfico e documental. A coleta de dados se deu por meio de busca junto ao banco de dados do CEPAD da UTFPR e nas páginas de web das instituições envolvidas. Após a identificação e seleção de documentos e bibliografias, foi realizada a análise qualitativa dos dados. Os resultados obtidos apontam que a Pedagogia da Alternância praticada pelas EFAs italianas e pelas CFRs brasileiras vem passando por significativas mudanças ao longo do tempo, mantendo-se firme apenas no princípio da alternância de tempos e espaços, enquanto as MFRs francesas e EFAs brasileiras, passaram por adaptações, mas continuam sólidas aos princípios da PA. A pesquisa também mostrou que as CFRs no Paraná encontram-se em situação de instabilidade quanto ao seu futuro, pois os vínculos com o governo estão fragilizados. Diante disso, o presente estudo procurou refletir sobre o sentido e as possibilidades da PA e de seus fundamentos que garantem a autonomia e resistência dessa metodologia nos seus locais de origem. Para tanto, a pesquisa apresenta contribuições no que tange a elucidação do processo de expansão dos movimentos nos três países abordados, bem como os tensionamentos enfrentados por cada um e suas transformações, a fim de evidenciar a importância da PA para a educação e formação integral dos jovens e desenvolvimento do meio.
Abstract: The Pedagogy of Alternation (PA) is a differentiated teaching methodology, originally created to meet the needs that involve the population of the field. Through its educational procedures, distinct from the traditional education, demand, with autonomy, to form children and young people through the articulation of time and space, and involve the family and community in the educational process and in local development. Having been established as an alternative that generated positive results, the PA has expanded the world and today, with the formation of various movements, is present on five continents. In Brazil, there are two active movements using the PA, the Italian, which afforded the EFAs and the French, responsible for implantation the CFRs. Is in this context, the present research is inserted, which the following objective: to analyse the origins, principles and theoretical-methodological foundations of Pedagogy of Alternation and its implantation in Brazil, as well as some of its current unfolding. With this, it takes into consideration, besides the Brazilian movements, those who influenced its origin, the raised in France and the raised in Italy. The study is characterized as a theoretical, qualitative, bibliographic and documental. The data collection was carried out by searching in the CEPAD/UTFPR database and in the web pages of the institutions involved. After the identification and selection of documents and bibliographies, was realized the qualitative analysis of the data. The results indicate that the Pedagogy of Alternation practiced by the Italian EFAs and the Brazilian CFRs has undergone significant changes over time, keeping only firm the principle alternation of time and space, while the French MFRs and Brazilian EFAs, passed by adaptations, but still solid to principles of PA. The survey also showed that the CFRs in Parana are in a situation of instability about their future, since the links with the government are weakened. Thus, the present study sought to reflect on the meaning and the scope of the PA and its foundations that guarantee the autonomy and strength of this methodology in their places of origin. Therefore, the research presents contributions regarding the elucidation about expansion process of the movements in the three covered countries as well as those faced tensions by each and their transformations in order to highlight the importance of PA for education, comprehensive training of young and to development of the middle.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1743
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