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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCresto, Lindsay Jemima-
dc.date.accessioned2011-10-24T16:17:11Z-
dc.date.available2011-10-24T16:17:11Z-
dc.date.issued2009-03-03-
dc.identifier.citationCRESTO, Lindsay Jemima. A re-significação da relação entre design e tecnologia na obra dos Irmãos Campana. 2009. 264 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2009.CRESTO, Lindsay Jemima. A re-significação da relação entre design e tecnologia na obra dos Irmãos Campana. 2009. 264 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2009.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/174-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the re-signification of artifacts, mediated by the inter-relationships between art, design and technology, in the work of Fernando and Humberto Campana. This research examines and discusses how to place the dynamic processes of revaluation of artifacts through rework of function, the furniture of the Campana brothers in the period between 1989 and 2008. Designers have a work characterized by the intervention of materials, many of the industrial and unusual furniture. Based on the material, which is the main point of their work, the brothers develop a hybrid language; craft and use cases corresponding to the gesture movements: braid, curl, involve, combine. They express concepts and views on the design and the role of technology in manufacturing. They employ manufacturing processes of independent mechanized in many mobile and in other high technology is employed. Thus, designers have several proposals, from the dialogues with the possibilities of manufacturing, through concepts that refer to the art and avant-garde, to the art of the 1960s, through concepts of post-modern design, addressing issues such as reusing, recycling and ready made. They look for a mediation on the many sides of Brazil: poverty, development, craft, design and luxury, the multiplicity and creativity. With these proposals, the designers will ultimately mean re-thinking of the vision and drive design. The perception, discussion and analysis of these issues were developed based on methodological procedures adopted, such as analysis of material to disseminate the Campana brothers, as printed and electronic media, semiotic analysis, based on the grounds of Charles S. Peirce, analysis of interactions between design and technology, from terms associated with the design of the Campana brothers; hybridism and cultural analysis of how this is presented in the work of designers. From the analysis of furniture, it is possible to see the gestures of the Campana brothers, who calls to rethink the history of Brazilian design.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCampana, Humbertopt_BR
dc.subjectCampana, Fernandopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDesenho industrial -- Brasilpt_BR
dc.subjectMobiliário - Históriapt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectIndustrial designpt_BR
dc.subjectFurniture - Historypt_BR
dc.subjectArt and technologypt_BR
dc.titleA re-significação da relação entre design e tecnologia na obra dos Irmãos Campanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar a re-significação de artefatos, mediada pelas inter-relações entre arte, design e tecnologia, na obra de Fernando e Humberto Campana. Esta pesquisa analisa e discute como acontecem os processos dinâmicos de revalorização dos artefatos, por meio de refuncionalizações, no mobiliário dos irmãos Campana, no período compreendido entre 1989 e 2008. Os designers possuem uma obra caracterizada pela intervenção dos materiais, muitos destes industriais e incomuns ao mobiliário. Partindo do material, que é o ponto principal de seu trabalho, os irmãos desenvolvem uma linguagem híbrida; utilizam processos artesanais e o gesto corresponde aos movimentos: trançar, enrolar, envolver, combinar. Estas práticas expressam conceitos e visões sobre o design e o papel da tecnologia nos processos de fabricação. A fabricação independe de processos mecanizados em muitos móveis; em outros é empregada tecnologia de ponta. Desta forma, os designers fazem várias propostas, desde os diálogos com as possibilidades de fabricação, passando por conceitos que remetem à arte de vanguarda e da década de 1960, passando por conceitos do design pós-moderno, abordando questões como reuso, reciclagem e ready made. Permitem um olhar de mediação sobre as várias faces do Brasil: a pobreza, o desenvolvimento, o artesanato, o design, o luxo, a multiplicidade e a criatividade. Com estas propostas, os designers acabam por re-significar a visão de pensar e fazer design. A percepção, discussão e análise destas questões foram desenvolvidas com base em procedimentos metodológicos adotados, tais como: análise de material de divulgação dos irmãos Campana, como a mídia impressa e eletrônica; análise semiótica, com base nos fundamentos de Charles S. Peirce; análise das interações entre design e tecnologia, a partir de termos associados ao design dos irmãos Campana; análise do hibridismo cultural e como este se apresenta na obra dos designers. A partir da análise do mobiliário, é possível perceber a gestualidade dos irmãos Campana, que convida a repensar a história do design brasileiro.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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