Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAriati, Solange-
dc.creatorAlthaus, Dalvane-
dc.creatorLima, Anselmo Pereira de-
dc.date.accessioned2016-10-24T19:05:36Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2016-10-24T19:05:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARIATI, Solange; ALTHAUS, Dalvane; LIMA, Anselmo Pereira de. Do planejamento ao replanejamento do trabalho docente no ensino superior: o que fazer quando os alunos não leem os textos indicados pelo professor? Revista Querubim, Niterói, v. 11, n. 26, p. 103-125, 2015. Disponível em: <http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/zquerubim_26_ve.pdf>. Acesso em: 30 set. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn18093264pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1791-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present an analysis of the planning and replanning of the teacher´s work in response to difficulties that occur in teacher-student interaction in the process of teaching and learning in and outside the classroom. The data was produced by means of the selfconfrontation method and the analysis is based on theoretical foundations coming from the ergonomics of teaching activity and from the clinic of activity. The results reveal that lack of reading on students´ part leads the teacher to replan the class at the very moment it is taking place, which, in spite of revealing the teacher´s experience with this kind of situation, ends up contributing to diminish the quality of the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Querubimpt_BR
dc.relation.urihttp://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/zquerubim_26_ve.pdfpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Planejamentopt_BR
dc.subjectProfessores - Planejamentopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino superior)pt_BR
dc.subjectVocational education - Planningpt_BR
dc.subjectTeacher - Planningpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectReading (Higher education)pt_BR
dc.titleDo planejamento ao replanejamento do trabalho docente no ensino superior: o que fazer quando os alunos não leem os textos indicados pelo professor?pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é apresentar uma análise de aspectos do planejamento e do replanejamento do trabalho docente em resposta a dificuldades que ocorrem na interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem dentro e fora de sala de aula. Os dados foram produzidos empregando-se o método de autoconfrontação e sua análise é feita com base em um referencial teórico proveniente da ergonomia da atividade docente e da clínica da atividade. Os resultados revelam que a falta de leitura dos alunos obriga o professor a replanejar a aula no exato momento em que ela acontece, o que, apesar de revelar a experiência docente com esse tipo de situação, acaba por contribuir para a perda da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue26pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUERUBIM_Ariati, Solange_2015.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
278,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.