Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1817
Título: Complexidade e relevância de um gesto profissional docente aparentemente simples
Autor(es): Althaus, Dalvane
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação permanente
Professores universitários
Ensino superior
Análise do discurso
Teachers, Training of
Continuing education
College teachers
Education, Higher
Discourse analysis
Data do documento: 2014
Câmpus: Pato Branco
Citação: ALTHAUS, Dalvane. Complexidade e relevância de um gesto profissional docente aparentemente simples. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE, 5., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: [S.N.], 2014. Disponível em: <http://www.sitre.cefetmg.br/arquivos/gt04.pdf >. Acesso em: 29 set. 2016.
Resumo: Este trabalho traz alguns resultados de uma dissertação de mestrado que teve como objeto de estudo um recorte de um Programa de Formação Docente Continuada na educação superior. O presente trabalho se encontra organizado em cinco itens: primeiro, uma introdução a fim de situá-lo; segundo, uma breve exposição de iniciativas de formação docente continuada na educação superior brasileira; terceiro, um diálogo com a fundamentação teórico-metodológica; quarto, uma análise dos resultados; e quinto, algumas considerações para finalizar. A pesquisa teve como protagonistas dois docentes do Departamento de Informática. Utilizou-se do método de Autoconfrontação Simples e Cruzada, que consiste em o Professor se confrontar com uma sequência de imagens suas em sala de aula e, a partir dessas imagens, dialogar e refletir. A fim de tentar compreender as condições em que o desenvolvimento docente ocorre nessa pesquisa, foram analisadas as transcrições de diálogos das Autoconfrontações. Constatou-se que há uma dificuldade para que os Professores de Informática realizem seu trabalho: a mesa onde fica o notebook do Professor é baixa. Isso o leva a um conflito: realizar o trabalho docente sentado ou em pé? Em pé, o Professor precisa se inclinar para digitar e isso pode comprometer sua saúde física. Sentado, perde o contato com os alunos e possibilita situações de indisciplina, que podem comprometer sua saúde mental. A pesquisa mostrou que o gesto de realizar o trabalho docente em pé pode parecer simples e talvez insignificante, mas – ao ser analisado em sua essência – se revela complexo e relevante.
Abstract: This presentation results of a master dissertation which had as its object of study a cutout of the Continued Teacher’s Training in Higher Education in progress at UTFPR PatoBranco Campus. This presentation is organized into five sections: first, an introduction to situate it; second, an brief exposition of initiatives continuing teacher’s training in higher education in Brazilian; thirdly, a dialogue with the theoretical and methodological foundation; fourth, an analysis of the results; and fifth, to finalize some considerations. The research had as its protagonists two professors from the Informatics Department.The method used was the simple and crossed self-confrontation, which consists in confronting the teacher with a sequence of his images in class and, from these pictures, in leading him to dialogue and reflect. In order to attempt to understand the conditions under which teacher development occurs, dialogue transcripts of self-confrontations were analyzed. We note that it is difficult for teachers to do their work: the teacher's desk is low, which leads to a conflict: to perform teacher’s work while sitting or standing? While standing, the teacher must stoop to type and this may damage his/her physical health. While sitting, the teacher loses contact with students and it brings about situations of indiscipline, which may damage his/her mental health. The research proved that the gesture of performing the teaching work while standing may seem simple and perhaps insignificant, but – when analyzed in its essence – reveals its complexity and relevance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1817
ISSN: 1980685X
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SITRE_Althaus, Dalvane_2014.pdf783,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.