Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18495
Título: Metodologia de medição e verificação em projetos de gestão energética segundo o protocolo internacional de medição e verificação de performance
Autor(es): Borges, Fabio Maciel
Silva, Emmanuel Pacheco da
Orientador(es): Filipini, Fábio Antônio
Palavras-chave: Energia elétrica - Medição
Sistemas de energia elétrica
Padrões de desempenho
Electric power - Measurement
Electric power systems
Performance standards
Data do documento: 20-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORGES, Fabio Maciel; SILVA, Emmanuel Pacheco da. Metodologia de medição e verificação em projetos de gestão energética segundo o protocolo internacional de medição e verificação de performance. 2013. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A necessidade de se medir criteriosamente as economias obtidas em uma ação de eficiência energética, bem como de manter essas economias após a ação ter sido implementada, motivou esse trabalho voltado a projetos de gestão energética, onde é proposta uma metodologia com a melhor opção para medir e verificar a ações de eficiência energética através do protocolo internacional de medição e verificação de Performance aliado a ferramenta de Monitoring, Targeting and Reporting com o propósito de manter os ganhos projetados.
Abstract: The need to carefully measure the savings achieved in an action for energy efficiency as well as to keep these economies after the action has been implemented, motivated this work aimed at energy management projects, where it is proposed a methodology to measure the best option and verify the energy efficiency measures through the International Protocol for Measurement and verification of Performance ally tool Monitoring, Targeting and Reporting for the purpose of maintaining the projected earnings.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18495
Aparece nas coleções:CT - Eficiência Energética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEE_I_2013_19.pdf439,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.