Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18502
Título: Diagnóstico energético aplicado em aeração de grãos em silos verticais
Título(s) alternativo(s): Grain aeration in vertical silos
Autor(es): Ferreira, Wilson Salvino
Orientador(es): Pepplow, Luiz Amilton
Palavras-chave: Grãos - Armazenamento
Energia elétrica - Consumo
Termômetros e termometria
Sistemas de controle supervisório
Grain - Storage
Electric power consumption
Temperature measurements
Supervisory control systems
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Wilson Salvino. Diagnóstico energético aplicado em aeração de grãos em silos verticais. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Eficiência Energética) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar as oportunidades de eficiência energética em processos de aeração de grãos em silos verticais de armazenamento de soja, mantendo a qualidade do produto. O desenvolvimento das atividades teve como base o levantamento energético das instalações do processo, medições da energia elétrica consumida nos motores, históricos de medição de nível e de tempo de operação dos motores e literatura de aeração. A aeração de grãos em processos agropecuários de armazenagem é uma das principais atividades, onde são consumidos grande parte da energia elétrica do processo. A aeração consiste basicamente no envio de fluxo de ar constante para os silos de armazenagem que são responsáveis por manter a temperatura e umidade adequada para a qualidade do grão. Também para esse processo é utilizado a termometria, que realiza a medição de temperatura dentro do silo, através de cordões com sensores que medem e enviam sinal para uma central de controle que por sua vez aciona os motores para aeração. Para o processo em questão, os motores são antigos e operam sem controle de rotação. O diagnóstico energético demonstra que a substituição dos motores antigos por motores de alto rendimento e a inclusão de inversores de frequência para controle de velocidade, tendo como base o nível do silo, proporcionam grande redução do consumo de energia elétrica no processo. A empresa WEG em aplicações com características semelhantes ao processo estudado, alcançou resultados com redução do consumo de energia elétrica em 81%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18502
Aparece nas coleções:CT - Eficiência Energética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEFE_V_2016_08.pdf12,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.