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Título: Ensino de matemática financeira: um diagnóstico em escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava – PR
Título(s) alternativo(s): Teaching of financial mathematics: a diagnosis in public schools Core Regional Guarapuava – PR Education
Autor(es): Myszka, Paulo Sérgio
Orientador(es): Silva, Rômel da Rosa da
Palavras-chave: Matemática financeira
Educação financeira
Matemática - Estudo e ensino
Livros didáticos
Business mathematics
Financial literacy
Mathematics - Study and teaching
Textbooks
Data do documento: 16-Set-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MYSZKA, Paulo Sérgio. Ensino de matemática financeira: um diagnóstico em escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava – PR. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Este trabalho teve como objetivos investigar como é feita a abordagem da Matemática Financeira nos Livros Didáticos e a opinião dos Professores de Matemática do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (NRE) sobre o Ensino de Matemática Financeira e como está sendo realizada a abordagem nas escolas públicas da região. Como objetivo indireto o presente trabalho buscou propiciar um momento de reflexão junto aos Professores do NRE de como está o trabalho com Matemática Financeira em sala de aula. Na pesquisa que se apresenta, fizemos um estudo introdutório sobre o início das relações comerciais e financeiras em nossa humanidade. Analisamos a maneira como os livros didáticos disponibilizados através do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2015 trazem o conteúdo de Matemática Financeira no contexto da Matemática escolar, assim como a opinião dos Professores com relação a esse conteúdo. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados através do PN- LEM 2015 e realizada uma pesquisa quantitativa com Professores de Matemática que atuam na região de abrangência desse Núcleo Regional. Os resultados da pesquisa apontaram que os livros didáticos apresentam algumas deficiências em relação ao conteúdo de Matemática Financeira, mas evoluíram ao longo do tempo e os Professores consideram importante o Ensino de Matemática Financeira, porém poucas aulas ainda são destinadas para o trabalho com o tema.
Abstract: This study aimed to investigate how is the financial mathematics approach in textbooks and the opinions of Teachers of the Regional Education Center (NRE) about Financial Mathematics Teaching and how it is being carried out the approach in public schools in the region. As an indirect aim of this study searched to provide a moment of reflection at the NRE’s Teachers of how it has been worked with Financial Mathematics in the classroom. In this research it was did an introductory study about the beginning of commercial and financial relations in our humanity. It was analyzed the way the textbooks available through the National Book Program for Secondary Education (PNLEM) 2015 bring the Financial Mathematics content in the context of school mathematics, as well as the teachers’ opinion about this content. For this, they were analyzed six textbooks available through the PNLEM 2015 and conducted a quantitative survey with Mathematics Teachers who work in the coverage area of this Regional Center. The search results showed that the textbooks have some failings regarding the Financial Mathematics content, but that have evolved over time and the teachers consider important the Teaching of Mathematics Financial, but few classes are also designed to work with the theme.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1860
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

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