Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19039
Título: Estudo do clima organizacional de uma obra da construção civil e propostas para motivação dos colaboradores
Autor(es): Wolski, Gustavo André
Orientador(es): Romanelli, Egídio José
Palavras-chave: Engenharia civil
Absenteísmo (Trabalho)
Ambiente de trabalho
Motivação no trabalho
Civil engineering
Absenteeism (Labor)
Work environment
Employee motivation
Data do documento: 8-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WOLSKI, Gustavo André. Estudo do clima organizacional de uma obra da construção civil e propostas para motivação dos colaboradores. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Nos últimos anos, a construção civil e seus problemas, têm se tornado protagonistas como uma das áreas mais sensíveis e instáveis do mercado de trabalho. Dito isto, identificouse no interior do estado do Rio de Janeiro, um exemplo clássico de problemas decorrentes em um canteiro, onde a obra registra índices elevados de absenteísmo e principalmente atraso no cronograma. Este estudo tem como objetivo mostrar que é possível usar a motivação, como ferramenta básica principal para resolver tais problemas, transformando uma equipe de trabalho problemática, em uma equipe motivada e comprometida com as atividades. Um questionário foi aplicado onde as principais não conformidades foram identificadas e um plano de ação motivacional foi implantado. Os resultados mostraram que houve diminuição considerável nas ausências e comprovaram que uma equipe motivada é capaz de produzir mais e melhor. Conclui-se que a melhoria do clima organizacional e o aumento de motivação incrementa a produtividade e satisfação dos colaboradores.
Abstract: In recente years, the civil engineering and your problems has become protagonists between one of the most unstable and susceptible areas in the job market. The case study has been identified in the interior of Rio de Janeiro, setting up a classical example of problems in a building site witch hight levels of absenteism and specially schedule delays. Our objective was demonstrate how motivation can be used as main tool to solve these problems, transforming a problematical team in a motivated and committed one. A questionnaire was applied where the major non-conformities were detected and a motivational action plan was implemented. The results of this survey demonstrate there was a significant decrease in absences and attest that a motivated team is able to produce more and better.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19039
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXII_2016_12.pdf447,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.