Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19055
Título: Análise comparativa de sustentabilidade econômica em uma obra industrial em Curitiba
Autor(es): Dionisio, Camila de Moraes Sarmento
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Construção civil - Planejamento
Construção civil - Sustentabilidade
Alvenaria
Building - Planning
Building - Sustainability
Masonry
Data do documento: 6-Jul-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIONISIO, Camila de Moraes Sarmento. Análise comparativa de sustentabilidade econômica em uma obra industrial em Curitiba. 2012. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O presente trabalho faz uma análise comparativa quanto à sustentabilidade econômica de uma obra situada na região metropolitana de Curitiba co 38.407,00m² considerando para efeito de cálculo e comparativos a metragem de 2.620,00m² de alvenaria em bloco de concreto de vedação. O objetivo do trabalho é realizar um comparativo entre os blocos cerâmicos e o de concreto para identificar qual dos blocos possui um desempenho melhor quanto ao custo e produtividade de mão de obra, custo total da obra, desperdício de material e materiais de composição dos blocos. Para efeito comparativo adotou-se os consumos com base na tabela TCPO (Tabela de Composição de Preços para Orçamentos) e juntamente foram analisados os dados coletados na obra industrial que utilizou o bloco de concreto como alvenaria de vedação. Ao final da análise de simulação da obra em bloco cerâmico foi possível verificar como resultado, os valores gastos em cada etapa da obra permitindo assim, concluir que o bloco mais economicamente sustentável é o bloco de concreto.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19055
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XVII_2011_06.pdf513,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.