Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSassaki, Bruna Harumi
dc.date.accessioned2020-11-23T14:07:56Z-
dc.date.available2020-11-23T14:07:56Z-
dc.date.issued2017-04-07
dc.identifier.citationSASSAKI, Bruna Harumi. A influência da comunicação na satisfação dos clientes de escritórios de arquitetura. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19119-
dc.description.abstractCommunication has stimulated the academic and professional interest of management in general. The planning and management of communication should be taken into account as a strategy, strengthening the organization towards competitors and developing interaction with the internal and external public. The general objective of this work was to analyze how communication can affect the performance of architecture offices and consequently customer satisfaction. Therefore, the present work consists of the research of the theoretical referential related to the theme and relative subjects. Subsequently, questionnaires were used and interviews were conducted with employees from relevant architecture offices in the city of Curitiba-Pr, from small to medium size, aiming at the relationship between theoretical and practiced content analysis. It was possible to verify how communication problems occur frequently in these offices, regardless of the regular exchange of information and the available tools. Finally, we identify faults and diagnose improvements, enabling correct actions to lead to a sustainable communication management. This monograph shows how good planning, the right tools, and ongoing practices of this process can become effective and bring satisfaction to the organization as a whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectIndústria de serviçospt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectService industriespt_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.titleA influência da comunicação na satisfação dos clientes de escritórios de arquiteturapt_BR
dc.title.alternativeThe influence of communication in the satisfaction of customers of architecture officespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA comunicação tem estimulado o interesse acadêmico e profissional do gerenciamento em geral. O planejamento e gestão da comunicação devem ser levados em conta como uma estratégia, fortalecendo a organização perante os concorrentes e desenvolvendo a interação com o público interno e externo. O objetivo geral deste trabalho foi analisar como a comunicação pode afetar o desempenho dos escritórios de arquitetura e consequentemente a satisfação de seus clientes. Sendo assim, o presente trabalho consiste na pesquisa do referencial teórico relacionado ao tema e assuntos relativos. Posteriormente, foram utilizados questionários e feitas entrevistas com colaboradores de escritórios relevantes de arquitetura da cidade de Curitiba-Pr, de pequeno à médio porte, visando a relação entre a análise do conteúdo teórico e o praticado. Foi possível verificar como problemas de comunicação ocorrem frequentemente nestes escritórios, independentemente da existência regular de troca de informações e das ferramentas disponíveis. Por fim, identificamos falhas e diagnosticamos melhorias, possibilitando que ações corretas conduzam a uma gestão de comunicação de forma perdurável. Esta monografia mostra como o bom planejamento, as ferramentas certas e práticas contínuas deste processo, podem se tornar eficientes e trazer satisfação na organização como um todo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Alberto da
dc.contributor.referee1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee2Hara, Massayuki Mario
dc.contributor.referee3Catai, Rodrigo Eduardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIII_2017_08.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.