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dc.creatorFolquenim, Sênita-
dc.date.accessioned2016-12-19T11:21:49Z-
dc.date.available2016-12-19T11:21:49Z-
dc.date.issued2016-07-08-
dc.identifier.citationFOLQUENIM, Sênita. Um estudo sobre a utilização do trilho multifuncional no ensino de Física a partir de unidades de ensino potencialmente significativas. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1911-
dc.descriptionAcompanha: UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas): "Entendendo como os grandes jogadores de futebol conseguem fazer gols da grande área"; UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas): "Afinal o que é o atrito?"pt_BR
dc.description.abstractThis Dissertation developed and researched experimental activities from a courseware called Trilho Multifuncional (Multifunctional Rail) (GOYA and HALIBI, 2011), in order to face some of the problems relating to the implementation of experimental activities in Physics teaching in high school, as evidenced in the literature in the last decades. From these applications it was developed two Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) (MOREIRA, 2005), based on the theories of Meaningful Learning and Multimode and Multiple Representations. The first course was addressed to high school students, and the second, to the Physics teachers belonging to the Londrina State Education Center (NRE – Núcleo Estadual de Educação). The survey data were obtained from questionnaires, observations and audio recordings, both the first and the second course. The quantitative and qualitative analysis results of the first experimental activities showed that the improvements provided students towards learning incentive for studying Physical and conceptual gain. The results obtained from the teachers, in the second course, confirmed that the experimental practices are still little used in high school and they showed that teachers were motivated to work with the multifunctional rail due to its convenience, low cost and applicability. It is expected that many high school teachers to use the multifunction rail and the two Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), which is the appendix of this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectLaboratórios - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectLaboratories - Equipment and suppliespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a utilização do trilho multifuncional no ensino de Física a partir de unidades de ensino potencialmente significativaspt_BR
dc.title.alternativeA study on the use of rail multifunctional in Physical education from potentially meaningful teaching unitpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa Dissertação desenvolveu e pesquisou atividades experimentais a partir de um material didático chamado de Trilho Multifuncional (GOYA e HALIBI, 2011), com o objetivo de enfrentar alguns dos problemas referentes à aplicação de atividades experimentais no ensino de física no ensino médio, evidenciados na literatura nas últimas décadas. A partir dessas aplicações foram desenvolvidas duas UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas) (MOREIRA, 2005), fundamentadas nas teorias sobre Aprendizagem Significativa e Multimodos e Múltiplas Representações. O primeiro curso foi dirigido a alunos do ensino médio, e o segundo, a professores de Física pertencentes ao NRE-Londrina. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de questionários aplicados, observações e áudio-gravações, tanto no primeiro como no segundo curso. Os resultados da análise quantitativa e qualitativa do primeiro mostraram que as atividades experimentais proporcionaram aos alunos melhorias no sentido de aprendizagem, incentivo para se estudar Física e ganho conceitual. Os resultados obtidos junto aos docentes, no segundo curso, confirmou que as práticas experimentais são ainda pouco utilizadas no ensino médio, e mostrou que os professores ficaram motivados a trabalhar com o trilho devido a sua praticidade, baixo custo e aplicabilidade. Espera-se que muitos docentes do ensino médio utilizem o trilho multifuncional bem como as duas UEPS, que se encontram no apêndice desse trabalho.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4204420679725233pt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee1Goya, Alcides-
dc.contributor.referee2Lima, João Paulo Camargo de-
dc.contributor.referee3Bueno, Eliana Aparecida Silicz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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