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dc.creatorCordeiro, Silmara Terezinha Pires-
dc.date.accessioned2016-12-22T12:36:30Z-
dc.date.available2016-12-22T12:36:30Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Silmara Terezinha Pires. Desenvolvimento de jogo para o ensino de biologia: ludo da fotossíntese. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1924-
dc.descriptionAcompanha: Manual de instruções do jogo de tabuleiro ludo da fotossíntesept_BR
dc.description.abstractThese biochemical mechanisms lie behind common issues associated with difficulties in teaching and learning certain fundamental processes in biology classes at secondary level. This work seeks to present an alternative approach to the teaching of photosynthesis, in a playful manner, without ignoring the relevance of key scientific concepts. This work aims at the production of an educational game entitled Photosynthesis Ludo. It refers to a board game as a pedagogical tool in teaching of biochemical mechanisms related to photosynthesis. The game is based on the literature regarding educational games and biology contents, and takes into account other available teaching materials on the subject. Educational games constitute different and powerful ways in science concepts learning for they provide an additional motivation for students. They also stimulate socialization and cooperation, together with improving teaching and learning conditions. The concept of Scientific Literacy was taken as a guideline for both game planning and validation. Our results indicate the feasibility applying the game in the context of biology classes in Brazilian public schools. The results can be to list the students showed an interest in science education, enthusiasm to play, empathy with other colleagues during the game, sportsmanship face of difficulties and interest in repeating the activity. The results of the application of the game in the context of the classroom indicate a real possibility of use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhotosynthesispt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogo para o ensino de Biologia: ludo da fotossíntesept_BR
dc.title.alternativeGame development in Biology teaching: photosynthesis ludopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs mecanismos bioquímicos da Fotossíntese estão entre os conteúdos indicados tanto por professores quanto por estudantes de ensino médio como um tema que traz dificuldades no seu ensino-aprendizagem. O presente trabalho procura auxiliar neste processo, sendo uma alternativa para o ensino da Fotossíntese, de maneira lúdica, sem deixar de lado a relevância dos conceitos científicos. A produção de um jogo didático intitulado Ludo da Fotossíntese busca ser uma ferramenta que auxilie na compreensão dos mecanismos bioquímicos da Fotossíntese. O jogo foi elaborado com base na literatura referente a jogos didáticos e ao conteúdo de Biologia, considerando-se também os materiais didáticos já existentes disponíveis sobre o tema. Os jogos didáticos proporcionam modos diferenciados de aprendizagem de conceitos. Devido a seu aspecto lúdico, constituem uma motivação adicional para que os estudantes busquem o conhecimento. Proporcionam, ainda, a socialização, melhorando as condições de ensino-aprendizagem e momentos de afetividade e cooperação. Sob o aspecto pedagógico foi utilizado durante o planejamento do jogo e no processo de validação, como eixo norteador, o conceito de Alfabetização Científica. Como resultados podem se elencar que os estudantes demonstraram interesse pelos estudos científicos, entusiasmo ao jogar, empatia com os demais colegas durante o jogo, espírito esportivo diante das dificuldades e interesse em repetir a atividade. Os resultados da aplicação do jogo no contexto da sala de aula indicam sua real possibilidade de utilização.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0069111563445184pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee2Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes-
dc.contributor.referee3Woiski, Thiago Demetrius-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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