Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19640
Título: Uso de tablet educacional na percepção de professores e alunos do 5º ano da rede municipal de Pato Branco-PR
Título(s) alternativo(s): Use of educational tablet in the perception of teachers and students of the 5th grade of the municipal network of Pato Branco-PR
Autor(es): Camozzato, Silvana Tomazi
Orientador(es): Silva, Patrícia Fernanda da
Palavras-chave: Tablet (Computadores)
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Educação - Pato Branco (PR)
Tablet computers
Teaching - Aids and devices
Learning
Education - Pato Branco (PR)
Data do documento: 26-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMOZZATO, Silvana Tomazi. Uso de tablet educacional na percepção de professores e alunos do 5º ano da rede municipal de Pato Branco-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este estudo trata do uso de tecnologias móveis, em especial dos tablets na percepção de professores e alunos do 5° ano pertencentes a quatro escolas da rede municipal de educação de Pato Branco – PR. Este estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos professores e alunos do 5º Ano envolvidos no processo de inserção do tablet educacional na prática de ensino e aprendizagem em sala de aula. A pesquisa tem abordagem quantitativa, através da aplicação de questionário virtual pelo Google Forms com perguntas fechadas destinadas aos professores e alunos, com a finalidade de verificar se o tablet educacional pode ser uma ferramenta metodológica inovadora, bem como identificar as contribuições que ela pode oferecer na prática pedagógica. Os professores consideram o tablet educacional uma ferramenta inovadora, dinâmica, motivadora, relevante para a educação, que proporciona maior interesse dos alunos, desenvolve habilidades e por isso contribui na aprendizagem. Todos utilizam o tablet, mesmo que frequentemente. A maior dificuldade apontada é a continuidade do acesso ainternet disponibilizada pelo Programa Educação Conectada do governo federal. Apesar da maioria dos professores afirmarem que tiveram formação, importante destacar a necessidade de capacitação contínua destes. Os alunos receberam o tablet e fazem uso para acessar a internet, tirar fotos, filmar, produzir textos, desenhos, simulados, leitura, tabelas, gráficos, e, principalmente são atraídos pelos jogos educacionais. As principais dificuldades apontadas por eles são com relação ao manuseio e pouco tempo para usar o equipamento. Os estudantes afirmaram que os professores poderiam melhor explorar alguns aplicativos de jogos, produções, criação e a internet. A grande maioria deles relataram que o uso do tablet nas aulas contribui para o seu desempenho escolar. Atualmente a internet é um recurso indispensável na vida das pessoas, inclusive na escola. Assim, torna-se imprescindível que haja políticas públicas que atendam essa demanda e priorizem a educação. Em suma, as tecnologias móveis digitais têm contribuído na prática dos professores e no desempenho dos alunos. Nesse viés, os tablets se bem intencionados podem motivar e dinamizar as aulas através de práticas inovadoras e disruptura de paradigmas.
Abstract: This study deals with the use of mobile technologies, especially tablets in the perception of teachers and 5th grade students belonging to four schools of Pato Branco – PR. This study aims to know the perception of teachers and 5th grade students involved in the process of inserting the educational tablet in the practice of teaching and learning in the classroom. The research has a quantitative approach, through the application of virtual questionnaire by Google Forms with closed questions for teachers and students, in order to verify if the educational tablet can be an innovative methodological tool, as well as to identify the contributions that it can offer in pedagogical practice. Teachers consider the educational tablet to be an innovative, dynamic, motivating, relevant tool for education that provides students with greater interest, develops skills and therefore contributes to learning.Everyone uses the tablet, even often. The biggest difficulty pointed out is the continuity of internet access provided by the Federal Government’s Connected Education Program. Although most teachers state that they had training, it is important to highlight the need for continuous training of these. Students received the tablet and make use of it to access the internet, take pictures, film, produce texts, drawings, simulations, reading, tables, graphics, and, mainly, are attracted by educational games. The main difficulties they point out are regarding handling and short time to use the equipment. Students said teachers could better explore some game applications, productions, creation and the internet. The vast majority of them reported that using the tablet in class contributes to their school performance. Nowadays the internet is an indispensable resource in people’s lives, including at school. Thus, it is essential that there are public policies that meet this demand and prioritize education. In short, digital mobile technologies have contributed to teacher practice and student performance. In this bias, wellintentioned tablets can motivate and streamline classes through innovative practices and disruption of paradigms.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19640
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_43.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.