Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19688
Título: O Brasil sob o olhar do estrangeiro: identidade, alteridade e História em O Castelo de Âmbar, de Mino Carta
Autor(es): Assis, Mariane de Souza
Orientador(es): Polese, Edna da Silva
Palavras-chave: Literatura brasileira
Jornalismo
Identidade (Psicologia)
Estrangeiro
Carta, Mino, 1933-
Brazilian literature
Journalism
Identity (Psychology)
Aliens
Carta, Mino, 1933-
Data do documento: 20-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ASSIS, Mariane de Souza de. O Brasil sob o olhar do estrangeiro: identidade, alteridade e História em O Castelo de Âmbar, de Mino Carta. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta pesquisa traz como propósito a análise do romance de ficção autobiográfica O Castelo de Âmbar, de autoria do jornalista Mino Carta, italiano radicado no Brasil. Propomo-nos a analisar a maneira como um intelectual estrangeiro vê e interage com o Brasil da segunda metade do século XX, sobretudo no período ditatorial. Vamos delinear as particularidades do escrever estrangeiro no romance de Mino Carta e analisar a interação entre os aspectos autobiográficos e ficcionais no romance. Para tanto, nos apoiaremos em pesquisas desenvolvidas por Philippe Lejeune nos domínios da autobiografia e suas múltiplas faces; nos escritos sobre literatura imigrante, identidade e alteridade de Jacques Derrida e nas pesquisas desenvolvidas por Marilene Weinhardt sobre a relação entre romance e História. No domínio da Psicanálise teremos como alicerce as pesquisas de Charles Melman sobre o imigrante e sua relação com a língua e o espaço. A contextualização histórica será fundamentada sobretudo por Boris Fausto e Francisco C. Weffort.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19688
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_2016_X_13.pdf419,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.