Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19718
Título: Representações de engajamento social em poemas de Thiago de Mello, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade
Autor(es): Taborda, Dircélia Aparecida
Orientador(es): Polleto, Juarez
Palavras-chave: Literatura brasileira
Poesia - Análise
Poesia - Aspectos sociais
Brazilian literature
Poetry - Analysis
Poetry - Social aspects
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TABORDA, Dircélia Aparecida. Representações de engajamento social em poemas de Thiago de Mello, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. 2012. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A presente pesquisa analisa a literatura engajada como meio de um despertar social e como produto histórico em alguns poemas da literatura brasileira no Modernismo e Pós-Modernismo, tendo como apoio as reflexões históricas de Antonio Candido, em Literatura e Sociedade, a obra O ser e o tempo da poesia, de Alfredo Bosi, além do conceito de engajamento de Sartre e a função social da poesia de Eliot. Entende-se o fazer poético como uma realização estética, mas também como um instrumento de reflexão, combatente das desigualdades sociais, elemento politizador e construtivo do indivíduo que o torna consciente do seu meio e participante da história. Analisamos nos poemas as angústias sociológicas, as fragilidades perante a sociedade, as fugas como forma de protesto e a resistência da poesia às barbáries. No poema “Estatutos do Homem”, de Thiago de Mello, “Operário em construção”, de Vinicius de Moraes e o poema “E agora José?”, de Carlos Drummond de Andrade, a poesia nos traz um elemento de resposta dos poetas aos sistemas existentes na sociedade.
Abstract: This research analyzes the engaged literature as a means of social awakening and as a product in some poems history of Brazilian literature in modernism and postmodernism, with the support of historical reflections Antonio Candido, in literature and society, the work being and time of poetry, by Alfredo Bosi, beyond the concept of engagement of Sartre and the social function of Eliot's poetry. "The poetic as an aesthetic achievement making, but also as an instrument of reflection, combatant social inequalities, politizador and constructive individual element that makes it aware of its surroundings and participant in the story. Discussed in sociological, angst poems the weaknesses before the society, leakages as form of protest and resistance of poetry on the barbarism. In the poem "Statute of Man", Thiago de Mello, "Laborer in construction", by Vinícius de Moraes and the poem "And now Joseph?" by Carlos Drummond de Andrade, poetry brings us a response element of poets to existing systems in society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19718
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_VII_2012_05.pdf157,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.