Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19929
Título: Tecnologia: uma explanação sobre o uso do aparelho celular em sala de aula
Autor(es): Silva, Camila Santos da
Orientador(es): Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
Palavras-chave: Telefone na educação
Telefone celular
Inovações educacionais
Manejo de classe
Telephone in education
Cell phones
Educational innovations
Classroom management
Data do documento: 22-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Camila Santos da. Tecnologia: uma explanação sobre o uso do aparelho celular em sala de aula. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O trabalho apresenta uma discussão sobre como a utilização dos aparelhos celulares em sala de aula pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes e como isso servirá para a construção de um novo olhar/nova identidade do professor. Explanamos sobre a tecnologia e como podemos trabalhar em sala de aula utilizando as ferramentas tecnológicas, ou seja, a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar e de que maneira, principalmente o celular poderá contribuir como ferramenta pedagógica em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de São Paulo(EMEF Professora Lilian Maso), para analisar e descrever de que forma as novas tecnologias servirão para a construção de um novo olhar do docente, como o aparelho celular ajudará como um item de auxílio ao discente e como as novas tecnologias auxiliarão no processo de ensino - aprendizagem. Busca-se, nessa investigação, perceber qual a opinião dos docentes e discentes em relação ao uso do aparelho celular e outros meios tecnológicos. Percebemos com este trabalho que os alunos em boa parte tiveram perspectivas diferentes dos professores. Em geral tratamos da utilização do aparelho celular em sala de aula como um item que deve auxiliar o ensino e aprendizagem dos aluno.
Abstract: The paper presents a discussion about how the use of mobile phones in the classroom can contribute to student learning and how this will serve to build a new look / new identity of the teacher. We explain about dialectical technology and how we can work in the classroom using the technological tools, that is, the insertion of new technologies in the school environment and in what way, especially the cell phone can contribute as a pedagogical tool in the classroom. The research was carried out in a municipal school of São Paulo (EMEF Professor Lilian Maso), to analyze and describe how the new technologies will serve to construct a new view of the teacher, as the cellular device will help as a help to the student and how new technologies will help in the teaching - learning process. In this research, we seek to understand the opinion of teachers and students regarding the use of the cellular and other technological means and their signs. We realized with this work that the students had in good part different perspectives of the teachers. In general we deal with the use of the mobile device in the classroom as an item that should aid the teaching and learning of the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19929
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_5.pdf393,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.