Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lizyane Francisca Silva dos
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:28Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:28Z-
dc.date.issued2018-09-04
dc.identifier.citationSANTOS, Lizyane Francisca Silva dos. Tecnologias na educação infantil: a contribuição das tecnologias da informação e comunicação como recurso pedagógico na difusão e preservação da cultura popular brasileira. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19942-
dc.description.abstractIn modernity, communication and information technologies (ICTs) are present in the daily life of educational institutions, in the lives of students and teachers, reaching the point of becoming recurrent pedagogical resources for new educational proposals. ICTs gain their space insofar as they present themselves as possibilities of interactivity, attract attention to content, promote motivation in the teaching-learning process, and help in expanding the cultural repertoires of their learners. The misuse of these technologies within schools end up devaluing and discharacterizing certain "contents" as Brazilian popular culture, for example, since much of this technology is foreign and emerged in a different context of this country. Faced with this reality, it is necessary for teachers to be able to work with ICTs from Early Childhood Education, promoting intentional proposals that lead students to learn the knowledge historically produced by humanity. To reflect on these and other questions, this study aims to investigate whether ICTs can be used as pedagogical resources in Early Childhood Education to expand, disseminate and preserve the contact of children with Brazilian popular culture; and how this can be done. The chosen approaches are based on the following authors: FREIRE (2006, 2013), SANTAELLA (2003) and WOLTON (2012).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectCultura popular - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectPopular culture - Study and teachingpt_BR
dc.titleTecnologias na educação infantil: a contribuição das tecnologias da informação e comunicação como recurso pedagógico na difusão e preservação da cultura popular brasileirapt_BR
dc.title.alternativeTechnologies in children education: the contribution of information and communication technologies as a pedagogical resource in the diffusion and preservation of brazilian popular culturept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNa modernidade as tecnologias da comunicação e informação (TIC) se fazem presentes no cotidiano das instituições educativas, na vida de alunos e professores, chegando ao ponto de se tornarem recursos pedagógicos recorrentes para as novas propostas de educação. As TICs ganham seu espaço na medida em que se apresentam como possibilidades de interatividade, atraem a atenção para os conteúdos, promovem motivação no processo de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na ampliação dos repertórios culturais de seus educandos. O mau uso destas tecnologias dentro das escolas acabam desvalorizando e descaracterizando determinados “conteúdos” como a cultura popular brasileira, por exemplo, já que boa parte dessa tecnologia é estrangeira e surgiu em um contexto diferente deste país. Diante desta realidade, é necessário que os professores estejam capacitados para trabalharem com as TICs desde a Educação Infantil, promovendo propostas intencionais, que levem os alunos a aprenderem os conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Para refletir sobre estas e outras questões, este trabalho tem como objetivo pesquisar se as TICs podem ser utilizadas como recursos pedagógicos na Educação Infantil para ampliar, disseminar e preservar o contato das crianças com a cultura popular brasileira; e de que forma isto pode ser feito. As abordagens escolhidas baseiam-se nos seguintes autores: FREIRE (2006, 2013), SANTAELLA (2003) e WOLTON (2012).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Souza, Flávia Dias de
dc.contributor.referee3Oliveira, Oséias Santos de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_33.pdf496,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.