Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19980
Título: Estudo de caso prático sobre content-centric network
Título(s) alternativo(s): Practical study case on content-centric network
Autor(es): Bolsi, Felipe
Orientador(es): Pedroso, Juliano de Mello
Palavras-chave: Rede de computadore - Protocolos
Roteadores (Redes de computadores)
Gerenciamento de configurações de software
Internet
Computer network protocols
Routers (Computer network)
Software configuration management
Internet
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BOLSI, Felipe. Estudo de caso prático sobre content-centric network. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Redes de Computadores e Teleinformática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A medida que a Internet se populariza, a natureza dos serviços ofertados e as demandas dos usuários exigem uma mudança na arquitetura da mesma. Para melhor atender as necessidades atuais, um novo modelo para a troca de dados na Internet e proposto, o Content Centric Network, onde a requisição é feita pelo nome do conteúdo, e o relevante na comunicação é o que está sendo consumido, e não onde esta o conteúdo que se deseja. Para verificar os princípios básicos do modelo CCN, e descrito em detalhes como proceder para configurar um ambiente de testes que utiliza um framework que implementa a pilha de protocolo CCN. Em seguida, utilizando o ambiente de testes apresentado, alguns experimentos são realizados para verificar o comportamento dos elementos da rede na arquitetura CCN em uma requisição de conteúdo por nome. Também é documentado alguns problemas e dificuldades enfrentados na utilização do framework para viabilizar e executar os testes.
Abstract: As the Internet becomes popular, the nature of the services offered and the demands of the users call for a change in its architecture. To better meet current needs, a new model for data exchange on the Internet is proposed, the Content Centric Network, where the request is made by the name of the content, and the relevant one in the communication is what is being consumed, and not where is the desired content. To verify the basic principles of the CCN model, it is described in detail how to configure a test environment that uses a framework that implements the CCN protocol stack. Then, using the test environment presented, some experimentations are performed to verify the behavior of CCN elements in a content named based request. It also documented some problems and difficulties faced in using the framework to enable and execute the tests.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19980
Aparece nas coleções:CT - Teleinformática e Redes de Computadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEREC_I_2018_03.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.