Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20682
Título: | O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região Noroeste do Paraná |
Autor(es): | Mulezini, Elizabete Aparecida |
Orientador(es): | Berghauser, Neron Alipio Cortes |
Palavras-chave: | Aprendizagem Tecnologia Profissionais de nível médio Learning Technology High school graduates |
Data do documento: | 30-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MULEZINI, Elisabete Aparecida. O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região Noroeste do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Pensar o uso das TIC´s em sala de aula tem sido um grande desafio nas últimas décadas, ainda mais tratando-se de cursos profissionalizantes. Diferentemente dos ensinos médios tradicionais, espera-se que os egressos desta modalidade estejam melhor preparados para ocuparem postos de trabalho nas diversas áreas de formação, e para isto existe a necessidade de conhecer e saber usar equipamentos de viés tecnológico. Dominar o uso de modernos recursos tecnológicos pode ser um grande diferencial competitivo no momento de o técnico conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. O objetivo principal deste artigo foi de levantar a percepção entre professores de três cursos profissionalizantes da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste sobre as práticas pedagógicas usando recursos de multimídia e os resultados gerados. A pesquisa é classificada como exploratória e com aplicação de um questionário com nove questões objetivas, portanto o tratamento dos dados foi quantitativo, entretanto, pelo fato da pesquisadora fazer parte do ambiente em estudo, houve também o componente observacional na pesquisa. Foram pesquisados professores dos cursos técnicos de Administração, Recursos Humanos e Informática. Os resultados apontam para uma realidade longe da esperada para alunos técnicos de nível médio, sob aspecto de infraestrutura de recursos tecnológicos, entretanto a pesquisadora identificou algumas ações de iniciativa de alguns professores que procuram amenizar os efeitos negativos deste problema. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20682 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_45.pdf | 230,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.