Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2075
Título: A gestão da inovação e o desenvolvimento de produtos em empresas de artefatos de alumínio no sudoeste do Paraná: ações para a sustentabilidade
Título(s) alternativo(s): The innovation management and product development in aluminum artifacts companies of Paraná state: actions for the sustainability
Autor(es): Vasco, Ana Paula Debastiani
Oliveira, Gilson Adamczuk
Santos, Gilson Ditzel
Bataglin, Jaiarys Capa
Kummer, Aulison André
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Metais - Produtos
Sustentabilidade
Technological innovations
Metal products
Sustainability
Data do documento: 2014
Câmpus: Pato Branco
Citação: VASCO, Ana Paula Debastiani et al. A gestão da inovação e o desenvolvimento de produtos em empresas de artefatos de alumínio no sudoeste do Paraná: ações para a sustentabilidade. Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 10, n. 3, p. 494-513, 2014. Disponível em: <https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/apps/files/?dir=%2FDocumentos%20Comit%C3%AA%20Gestor%20Reposit%C3%B3rios%2FArtigos#pdfviewer>. Acesso em: 02/06/2017.
Resumo: Este artigo apresenta a primeira etapa de uma pesquisa realizada no setor de alumínio do Sudoeste do Paraná. O objetivo centra-se em uma análise focada no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), com o intuito de identificar ações para a gestão da inovação e a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Nesta etapa se propôs conhecer o setor para dar subsidio as etapas posteriores da pesquisa. Este trabalho tem a intenção de mostrar e discutir os resultados desta etapa. Para tanto, foram realidas entrevistas semiestruturadas com gestores de três empresas de artefatos de alumínio da região Sudoeste do Paraná. Esta é uma pesquisa com abordagem qualitativa, pois, bucou conhecer ações de inovação e sustentabilidade a partir da compreensão dos sujeitos entrevistados. Observou-se que as empresas não têm um processo sistematizado no desenvolvimento de produtos e nas práticas de gestão da inovação, e que as ações para a sustentabilidade centram-se nas dimensões econômicas e ambientais previstas na legislação.
Abstract: This paper presents the first step of a survey conducted in the aluminum sector, in Southwest of Paraná. The purpose is an analysis focused on Product Development Process (PDP), in order to identify actions for the management of innovation and the economic, social and environmental sustainability. This step had the purpose to know the industry to give subsidy to the later stages of the research. This study has a qualitative approach, in which were conducted with semi-structured interviews with three companies of artifacts aluminum area. The investigated companies do not have a systematic process in product development and practice of innovation management. Furthermore, the sustainability actions focus on the economic and environmental dimensions contained in the legislation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2075
ISSN: 1808-0448
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoinovacaodesenvolvimentoproduto.pdf337,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons