Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20868
Título: | Quando novos personagens entram em cena: a fotografia e o ensino de história regional no município de Loanda |
Autor(es): | Medeiros, Adriana de Carvalho |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | História - Estudo e ensino Fotografia na educação Estratégias de aprendizagem History - Study and teaching Photography in education Learning strategies |
Data do documento: | 6-Dez-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MEDEIROS, Adriana de Carvalho. Quando novos personagens entram em cena: a fotografia e o ensino de história regional no município de Loanda. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Na constituição do sistema escolar brasileiro, é possível perceber que a educação popular, via de regra, não foi considerada como assunto primordial. Neste sentido, a disciplina de História foi integrada ao currículo escolar como forma de fortalecer e confirmar uma versão positivista e elitista da história, onde a classe trabalhadora não atua como protagonista dos processos sociais. Tal fator, pode ser comprovado ao ser observada tanto nas Diretrizes Curriculares da Educação como nos Parâmetros Curriculares, uma preferência pela História Universal e Nacional e detrimento da História Local. A partir de revisão bibliográfica e documental, e aplicação de pesquisa de campo objetiva-se refletir sobre a utilização da fotografia para o ensino de história regional (1952 – 1975) nos anos iniciais do ensino fundamental no Município de Loanda, identificando esta fonte como fornecedora de novos olhares e possibilidade de identificação dos personagens sociais na constituição da história local em regiões de história recente. |
Abstract: | In the constitution of the Brazilian school system, it is possible to perceive that popular education, as a rule, was not considered a major issue. In this sense, the discipline of history has been integrated into the school curriculum as a way to strengthen and confirm a positivist and elitist version of the history, where the working class does not act as protagonists of social processes. This factor can be proven to be observed in both Curricular Education as the Curriculum as a preference for National and World History at the expense of Local History. From literature review, documentary and application of field research aimed to reflect on the use of photography for teaching regional history (1952 - 1975) in the early years of elementary school in the city of Loanda, identifying this source as a supplier of new looks and ability to identify the characters in the social constitution of local history in regions of recent history. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20868 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_2014_2_102.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.