Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20969
Título: Influência das novas tecnologias na educação fundamental
Autor(es): Tolentino, Paula Cristina de Souza
Orientador(es): Gasparin, Priscila Pigatto
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Data do documento: 30-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TOLENTINO, Paula Cristina de Souza. Influência das novas tecnologias na educação fundamental. 2013. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como temática A Influencia da Mídia na Educação Fundamental, com o objetivo de apresentar as primeiras mídias utilizadas no contexto escolar e as mídias de hoje com um grande avanço tecnológico. Foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica os aspectos de crescimento das tecnologias no passar dos tempos como foi sendo desenvolvida até estar presente no contexto escolar. A pesquisa apresenta como essas mídias estão influenciando o processo educacional e como os profissionais de educação estão lidando com essas mídias dentro da sala de aula. Quando se fala em novas mídias nem sempre é possível que o professor a utilize dentro de sala de aula, mas algumas são bem utilizadas e dão certo dentro do contexto escolar. Assim o presente trabalho apresentou as mídias (internet, celular, tablet, computador) dentro da Educação Fundamental, fortalecendo sua importância e buscando identificar quais podem ser utilizadas com mais desenvolvimento dentro da sala de aula. Para dar ênfase em todo processo foi realizado um questionário utilizando o método quantitativo com alunos do quinto e nono ano do Ensino Fundamental para saber o que a tecnologia representa para os alunos em sala de aula, apresentando um resultado onde os alunos salientam a importância das mídias dentro da sala de aula. Desta forma, a escola juntamente com os professores devem buscar cursos de especialização para estarem atualizados com relação as novas tecnologias, e com relação a sua disciplina para melhor aplicar o conceitos ao dia-a-dia do aluno.
Abstract: This research had as its theme The Influence of the Media in Elementary Education, with the aim of presenting the first media used in the school context and the media today with a technological breakthrough. Was performed by means of literature aspects of growing technologies in the course of time as it was being developed to be present in the school context. The research shows how these media are influencing the educational process and how education professionals are dealing with these media within the classroom. When it comes to new media is not always possible for the teacher to use in the classroom, but some are well used and are successful within the school context. So this paper presented the media (internet, mobile, tablet, computer) within the Elementary Education, strengthening its importance and seeking to identify which can be used with most development within the classroom. For emphasis throughout the process was conducted using a questionnaire quantitative method with students from fifth and ninth year of elementary school to know what technology is for students in the classroom, an outcome where students stress the importance of media within the classroom. Thus, along with the school teachers must seek specialized courses to be updated with respect to new technologies , and with respect to their discipline to better apply the concepts to the day- to-day student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20969
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_125.pdf530,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.