Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20978
Título: Avaliação diagnóstica: um instrumento norteador para o trabalho docente no ensino da matemática para os alunos do 8º ano
Autor(es): Lorencini, Pricila Basilio Marçal
Orientador(es): Hellmann, Liliane
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Education - Evaluation
Learning Potential Assessment Device
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LORENCINI, Pricila Basilio Marçal. Avaliação diagnóstica: um instrumento norteador para o trabalho docente no ensino da matemática para os alunos do 8º ano. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de obter informações sobre o nível de aprendizagem dos alunos do 8º Ano A e B de um colégio estadual do município de Umuarama – Paraná, sobre os conteúdos considerados básicos em Matemática. Para obtenção dessas informações aplicou-se uma Avaliação Diagnóstica, no início do ano letivo de 2013, com questões abertas e de múltipla escolha sobre os conteúdos básicos, do 6o e 7o Anos, conteúdos esses baseados na Matriz de Referência de Matemática, contidas no PDE/Prova Brasil. A análise dos resultados mostraram que um grande número de alunos, de ambas as turmas, não tem o domínio básico esperado em mais da metade das questões apresentadas, levando a necessidade de reflexões sobre possíveis intervenções pedagógicas que possam sanar estas dificuldades apresentadas pelos alunos.
Abstract: This work has been developed with the purpose of obtaining information about the level of learning of basic mathematics contents in 8th grade A and B at a State College of Umuarama – Paraná, about basic contents in math. In order to obtain this information it was applied a Diagnostic Test at the beginning of the school term of 2013, containing open questions and multiple choice questions, about basic contents of 6th and 7th grades, these content were based on the Mathematics Reference Matrix, contained in the PDE / Brazil’s Test . The results analysis have showed that a large number of students from both classes do not have the basic knowledge expected for more than the half of the presented questions, leading to the need of reflection on possible pedagogical interventions that can supply these difficulties presented by the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20978
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_73.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.