Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/214
Título: Avaliação individual de desempenho e saúde mental
Autor(es): Walter, Bruno Eduardo Procopiuk
Palavras-chave: Saúde mental
Avaliação de desempenho
Mental health
Performance evaluation
Data do documento: 2011
Câmpus: Campo Mourao
Citação: WALTER, Bruno Eduardo Procopiuk. Avaliação Individual de Desempenho e Saúde Mental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL, 1., 2011, Guarapuava. Anais eletrônicos... Guarapuava, 2011. Disponível em: <http://anais.unicentro.br/cis/icis/pdf/25.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2011.
Resumo: Propomos, neste trabalho, analisar as conseqüências para o indivíduo e para o coletivo da introdução da avaliação de desempenho individual nas organizações. Para isto, primeiramente apresentamos os obstáculos à visibilidade do trabalho, em especial aqueles que ocultam a participação subjetiva do trabalhador. Depois, passamos a discorrer sobre a “psicodinâmica do reconhecimento”, através da qual a saúde mental é afetada diretamente, seja pelo fortalecimento da identidade do sujeito, seja pelo desencadeamento de uma crise de identidade. Por fim, a avaliação individual de desempenho foi analisada em seus efeitos deletérios, ressaltando-se o surgimento da solidão individual e da desestruturação da confiança, reciprocidade e solidariedade entre os membros do grupo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/214
ISSN: 22376267
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIS_Walter, Bruno Eduardo Procopiuk_2012.pdf51,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.