Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Deived-
dc.date.accessioned2017-06-26T20:55:43Z-
dc.date.available2017-06-26T20:55:43Z-
dc.date.issued2015-06-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Deived. Ambiente virtual e literatura: uma proposta de sequência didática com a obra O cortiço. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2153-
dc.descriptionAcompanha: Do mar de informação ao cortiçopt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes a teaching sequence for the curricular component of Literature, of the Portuguese Language course, based on studies of Rildo Cosson (2007), published in Letramento Literário: teoria e prática, and in the use of new information and communication technologies, as it aims to contribute to the teaching work in a closer relationship between students of primary and secondary education and literary texts through electronic tools and virtual environments of the world wide web. Guided by the challenges of the contemporary school environment, it is proposed an alternative in what the virtual environment, with its indispensable presence to the current man, can contribute to the educational goals recommended by the teaching of literature. Thus, the didactic sequence aims to contribute to the guidance of elementary school students for the reading of the book Dez dias de cortiço, of Ivan Jaf (2008), and the closeness between high school students and the opus O Cortiço, of Aluísio Azevedo (2010), starting by reading the transposition of the book, available online in video game format. As theme support, aiming to conduct the students to the original Azevedos's narrative, it suggests the investigation of the relations among this novel and other literary genres that have the theme of adolescence and its conflicts. As theoretical contribution to the work of teachers with the book of the Realistic-Naturalist period there are very important contributions of Antonio Candido (1995), which points to the humanizing role of literature, the concern of Italo Calvino (2007) for the maintenance of access to the classics of literature in times of changes in the technology field, as well as the weights of Zygmunt Bauman (2001) on the called “liquid modernity”, among other authors that support this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/pt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleAmbiente virtual e literatura: uma proposta de sequência didática com a obra O Cortiçopt_BR
dc.title.alternativeVirtual environment and literature: a proposal of a didactic sequence with the book O Cortiçopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência didática para o componente curricular de Literatura, da disciplina de Língua Portuguesa, com base nos estudos de Rildo Cosson (2007), publicados em Letramento Literário: teoria e prática, e no uso das novas tecnologias da informação e comunicação, pois almeja contribuir com o trabalho docente em uma aproximação maior entre estudantes dos ensinos fundamental e médio e os textos literários por meio de ferramentas eletrônicas e de ambientes virtuais da rede mundial de computadores. Pautando-se nos grandes desafios do ambiente escolar na contemporaneidade, propõe-se uma alternativa em que o ambiente virtual, presença indispensável ao homem atual, possa colaborar com as finalidades educativas preconizadas pelo ensino de literatura. Assim, a sequência didática pretende contribuir para o encaminhamento dos estudantes do ensino fundamental para a leitura do livro Dez Dias de Cortiço, de Ivan Jaf (2008), e na aproximação entre os estudantes do ensino médio e a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo (2010), partindo da leitura da transposição deste, disponível na internet em formato de jogo eletrônico. Como suporte temático, objetivando encaminhar os estudantes para a leitura da narrativa original de Azevedo, sugere-se a investigação das relações estabelecidas entre este romance e outros gêneros literários que tenham como tema a adolescência e seus conflitos. Como aporte teórico para o trabalho dos professores com a obra do período Realista-Naturalista foram de grande importância as contribuições de Antonio Candido (1995), que aponta para o papel humanizador da literatura, a preocupação de Italo Calvino (2007) quanto à manutenção do acesso aos clássicos da literatura em tempos de mudanças no campo tecnológico, assim como as ponderações de Zygmunt Bauman (2001) sobre a chamada “Modernidade Líquida”, entre outros autores que embasam o presente estudo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6582632131947704pt_BR
dc.contributor.advisor1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Suely-
dc.contributor.referee2Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee3Menon, Maurício Cesar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Oliveira, Deived_2015.pdf3,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Oliveira, Deived_2015_1.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons