Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21811
Título: Utilização de jogos voltados à lógica matemática aplicados ao ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Use of games focused on mathematical logic applied to elementary education
Autor(es): Cardoso, Fernanda Penazi
Orientador(es): Pires, Emerson Luis
Palavras-chave: Raciocínio em crianças
Lógica
Estudantes
Reasoning in children
Logic
Students
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARDOSO, Fernanda Penazi. Utilização de jogos voltados à lógica matemática aplicados ao ensino fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática estudar sobre a utilização de jogos no ensino de lógica visto que essa área da matemática ainda tem sido um grande desafio tanto para o professor quanto para o aluno. O trabalho partiu da necessidade de encontrar estratégias que ajudassem a transformar a lógica em algo mais interessante e menos importuno e cansativo. Partindo desse pressuposto, passa-se a pesquisar sobre essa problemática e encontra-se nos jogos uma maneira atraente de ajudar o aluno a compreender da melhor forma possível os conteúdos matemáticos, principalmente o raciocínio lógico que tem sido um conteúdo que ainda levanta muitas dúvidas e dificuldades por parte dos alunos. A metodologia utilizada para o trabalho em questão é a pesquisa qualitativa de caráter experimental que procurou explorar de maneira significativa a observação bem como às entrevistas além da aplicação de questionamentos e de jogos matemáticos que explora o raciocínio lógico. Durante toda a pesquisa pode-se entender que é preciso dar oportunidade para que os alunos vivam a experiência de assimilar os conteúdos matemáticos de maneira prática através da ludicidade que há nos jogos. Aprender conteúdos de lógica através dos jogos é despertar no aluno o interesse e a vontade de aprender aquilo que para ele é inatingível.
Abstract: This work has as a theme to study about the use of games in the teaching of logic since this area of mathematics has still been a great challenge for both the teacher and the student. The work started from the need to find strategies that would help transform logic into something more interesting and less annoying and tiring. Based on this assumption, research is being carried out on this problem and it is found in the games an attractive way to help the student to understand the mathematical contents in the best possible way, especially the logical reasoning that has been a content that still raises many doubts and difficulties on the part of the students. The methodology used for the work in question is the qualitative research of experimental character that sought to explore in a meaningful way the observation as well as the interviews beyond the application of questionings and mathematical games that explores the logical reasoning. Throughout the research one can understand that it is necessary to give students the opportunity to experience the assimilation of mathematical contents in a practical way through the playfulness that exists in games. To learn contents of logic through games is to awaken in the student the interest and the will to learn what is unattainable to him.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21811
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaojogoslogicamatematica.pdf442,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.