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Título: Caracterização físico-química dos efluentes líquidos oriundos de uma oficina automotiva: estudo de caso
Autor(es): Machado, Flávio Pereira
Orientador(es): Santos Junior, Elias Lira dos
Palavras-chave: Água - Análise
Águas residuais - Aspectos ambientais
Poluição
Water - Analysis
Sewage - Environmental aspects
Pollution
Data do documento: 5-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACHADO, Flávio Pereira. Caracterização físico-química dos efluentes líquidos oriundos de uma oficina automotiva: estudo de caso. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática demonstrar o forte crescimento automotivo no Brasil e como este mercado de automóveis é competitivo, inovador e como afeta o meio ambiente, principalmente em relação à pintura automotiva que hoje é um diferencial competitivo. O levantamento dos dados foi realizado através de pesquisa exploratória, por meio de revisão bibliográfica do estado da arte dos principais métodos de tratamento de efluentes. Este processo tem o uso de tintas e solventes, seu uso é altamente perigoso ao meio ambiente e o ecossistema que tiver contato, a maior preocupação é com a destinação final dada a estes materiais, já que o processo todo utiliza muita água e a mesma esta sendo direcionada e misturada com efluentes urbanos e encaminhada a um corpo d´água próximo ao lugar de trabalho. Foram estabelecidos três pontos de coletas diferentes e quatros parâmetros distintos a serem analisados, para ter uma caracterização real, os resultados indicaram elevadas concentrações para todos os parâmetros analisados – DQO 1.323,33, DBO 545,7700, Óleos e Graxas Totais 242,6667 e Sólidos Totais 5.020,5000. Todos os valores ficaram fora dos padrões permitidos pelas resoluções vigentes, o maior problema encontrado é do lançamento in natura. Outro ponto importante a relatar que para definir o grau de poluição deste efluente temos que levar em conta o que o Brasil apresenta, onde o mesmo tem uma legislação federal especifica para o lançamento de efluentes, instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, por meio da resolução n° 430 de 13 de maio de 2011. A referida resolução determina os valores máximos permitidos para o lançamento de efluentes domésticos e para os efluentes de qualquer fonte poluidora.
Abstract: This work was to demonstrate the strong thematic automotive growth in Brazil and how this car market is competitive, innovative and how it affects the environment, especially in relation to automotive painting that is now a competitive differentiator. Data collection was conducted through exploratory research, through a literature review of the state of the art of the main methods of wastewater treatment. This process has the use of paints and solvents, their use is highly dangerous to the environment and the ecosystem that has contact, the greater concern is the final destination given to these materials, since the process uses too much water and the same this being directed and mixed with municipal waste and sent to a water body near the place of work. Three points of different collections and four distinct parameters to be analyzed, to get a real characterization were established, the results indicated high concentrations for all parameters analyzed - 1323.33 COD, BOD 545.7700, 242.6667 Oils and Greases and Totals Total solids 5020.5000. All values were outside the resolutions allowed by current standards, the biggest problem encountered is launching in nature. CONAMA, by - another important report that to define the degree of pollution of the effluent have to take into account that Brazil has, where it has federal legislation specific to the effluent discharge established by the National Council on the Environment section through resolution No. 430 of May 13, 2011. The resolution determines the maximum values allowed for the release of domestic sewage and effluents from any pollution source.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21894
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