Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21933
Título: | O ensino de ciências na educação de jovens e adultos – EJA: análise no município de Carapicuíba/SP |
Título(s) alternativo(s): | The science education in youth and adult education – EJA: analysis em the city of Carapicuíba/SP |
Autor(es): | Silva, Américo Ernesto da |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Aprendizagem de adultos Aprendizagem experimental Teaching - Methodology Adult learning Experiential learning |
Data do documento: | 27-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SILVA, Américo Ernesto da. O ensino de ciências na educação de jovens e adultos – EJA: análise no município de Carapicuíba/SP. 2015. 54 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | A importância do ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos é preocupante, porque para o efetivo exercício da cidadania o indivíduo deve estar preparado em sua formação básica para lidar com as futuras problemáticas, mas por vezes isso não acontece. O estudo estruturou-se na evolução do Ensino de Jovens e Adultos, sob a perspectiva do ensino de Ciências, seus problemas, metodologias aplicadas, métodos, perfis de docentes e discentes. O objetivo geral foi esclarecer a forma que o ensino de Ciências tem sido introduzido na Educação de Jovens e Adultos e o objetivo específico demonstrar a possibilidade de continuação no ensino superior do aluno oriundo da EJA. Para efetivação do estudo, além da análise bibliográfica, foram aplicados 306 (trezentos e seis) questionários a alunos da EJA, especificamente no município de Carapicuíba/SP. Percebeu-se que para o estudo de Ciências se tornar eficaz, são imprescindíveis aulas experimentais, aplicação em laboratório, matérias didáticos que possibilitem ao docente fornecer ao discente a vivência do estudo, podendo relacionar sua experiência e seus conhecimentos na evolução da formação. |
Abstract: | The importance of science education in the Youth and Adult Education is worrying, because for the effective exercise of citizenship one must be prepared in basic training to deal with future problems, but sometimes it does not. The study was structured in the evolution of Youth and Adult Education, under the Science teaching perspective, their problems, methodologies applied, methods, teachers and students profiles. The overall objective was to clarify the way science teaching has been introduced in the Youth and Adult Education and the specific objective to demonstrate the possibility of continuing in higher education student coming from the EJA. For the execution of the study, in addition to literature review, it was applied 306 (three hundred and six) questionnaires to students in adult education, specifically in the municipality of Carapicuíba / SP. It was noticed that for the study of science becomes effective, virtual classes are essential, laboratory application, teaching materials that allow the teacher to provide students the experience of study and can relate their experience and their knowledge in the evolution of education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21933 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_12.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.