Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21954
Título: O uso de novas tecnologias no ensino de ciência
Autor(es): Oliveira, Rafael Vitorino de
Orientador(es): Bresolin, Adriano de Andrade
Palavras-chave: Tecnologia
Educação
Escolas públicas
Technology
Education
Public schools
Data do documento: 24-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Rafael Vitorino de. O uso de novas tecnologias no ensino de ciência. 2012. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Esses impactos são frutos de um crescimento desordenado e do consumo de recursos naturais e de aparatos tecnológicos, onde nos tornamos escravos de nossas próprias criações. As pessoas buscam conforto, entretenimento, comodidade e segurança. As novas ferramentas tecnológicas estão ai para auxiliar nessa buscar incessante de um mundo diferente. Mas nem todas as áreas conseguem evoluir juntamente com as necessidades e possibilidades oferecidas. Dessa forma alguns setores e instituições acabam sendo sucateados e largados à própria sorte. O presente trabalho resultou da preocupação relacionada à maneira de como esta a realidade do atual sistema educacional brasileiro. Percebe-se um caos na educação brasileira, quanto ao uso de novas metodologias Para realizar a pesquisa, foi utilizado como base escolas públicas e particulares do Estado do Paraná. A entrevista foi realizada com alunos da cidade de Curitiba e região metropolitana. O objetivo deste trabalho além da discussão reflexiva sobre o ponto de vista teórico a respeito da questão do uso de novas ferramentas tecnológicas na educação e também orientar o educador a desenvolver atividades que possam inserir a escola dentro da nova realidade tecnológica. Os resultados obtidos revelam a afinidade com a qual os alunos aceitam as novas tecnologias dentro do processo de ensino, revelando também que essas tecnologias não são utilizadas no dia-a-dia escolar.
Abstract: There is currently great economic, social and environmental issues worldwide. These impacts are the result of a disordered growth and consumption of natural resources and technological devices, where we become slaves of our own creations. People seek comfort, entertainment, comfort and security. New technological tools are there to assist with this incessant search of a different world. But not all areas can evolve along with the needs and possibilities afforded. Thus some sectors and institutions end up being scrapped and dropped to their fate. This work resulted from concern about the manner of how this reality of the current Brazilian educational system. Perceives a certain chaos in Brazilian education regarding the use of new methodologies to conduct the survey, was used as the base public and private schools in the state of Paraná. The interview was conducted with students in the city of Curitiba and metropolitan area. The objective of this work beyond the reflective discussion about the theoretical point of view on the issue of the use of new technological tools in education and also guide the educator to develop activities that may put the school into the new technological reality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21954
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_62.pdf665,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.